Em Lisboa, Portugal, a associação CRESCER tem quatro espaços que mostram como juntar solidariedade e gastronomia. Esses espaços tem como objetivo apoiar e integrar pessoas em situação de sem-abrigo. Um desses locais é o É um Restaurante, o pioneiro nesse tipo de iniciativa.
Fundado em 2019, o É um Restaurante abriu caminho para os demais projetos semelhantes. Além dele, há o É uma Mesa. “Todo o staff é composto por pessoal que já esteve em situação de sem-abrigo”. O principal objetivo é promover a integração dessas pessoas no mercado de trabalho.
Apesar de parecerem locais comuns à primeira vista, basta uma conversa com os funcionários para perceber que suas histórias são extraordinárias. Homens, mulheres, jovens e idosos, todos têm enfrentado enormes desafios ao longo de suas vidas.
“Fazer parte do É um Restaurante fez-me ver a vida de outras formas. Fiquei com uma formação, passei por uma experiência única e realmente acho que cresci tanto a nível relacional, como a nível pessoal. Assim, peço à instituição para que continue com o programa e espero que possam ajudar pessoas com problemas parecidos aos que eu tinha. Afinal, é um porto seguro para a vida. Obrigado”, conta Nuno Miguel Martinho Gorgueira, um dos participantes do projeto.
A associação CRESCER tem trabalhado com pessoas em situação de sem-abrigo desde 2001, desenvolvendo diversos projetos de intervenção social em Lisboa. Além do trabalho com sem-abrigo, eles também apoiam aqueles que enfrentam problemas relacionados ao consumo de substâncias psicoativas e refugiados imigrantes.
Em 2013, criaram um projeto de habitação para pessoas em situação crônica de sem-abrigo, oferecendo moradia e acompanhamento técnico personalizado. Dessa forma, surgiu a ideia de criar um programa de empregabilidade adaptado às necessidades dessas pessoas, resultando na criação do É um Restaurante.
A proposta gastronômica foi cuidadosamente elaborada por Nuno Bergonse, que buscou criar uma carta “segura”, com sabores tipicamente portugueses. O objetivo é proporcionar uma experiência agradável aos clientes, além de oferecer aos participantes do projeto a oportunidade de desenvolverem suas habilidades culinárias.
O processo de seleção dos funcionários do É um Restaurante envolveu três fases de entrevistas. Após a seleção, eles passaram por formações práticas na Escola de Hotelaria e Turismo, além de receberem treinamentos para desenvolvimento de competências pessoais básicas.
A ideia é fornecer as ferramentas necessárias para que essas pessoas possam se reintegrar no mercado de trabalho e reconstruir suas vidas.
Imagem de Capa: É UM RESTAURANTE
Reconhecida mundialmente por sua reputação de criar designs elegantes atemporais e ter um gosto exigente,…
Os manipuladores estão por toda parte, muitas vezes escondidos atrás de uma máscara de normalidade…
Quando se trata de saúde, para a maioria das pessoas as unhas são as que…
Você deseja deixar seus talheres brilhando, porém, não sabe como fazer isso? Com esse truque…
Normalmente, aqueles que buscam uma dieta mais saudável ou a perda de peso, eliminam o…
Recentemente, a Netflix adicionou ao seu catálogo a minissérie alemã “Cassandra”, que rapidamente se tornou…