Cada vez mais condutores estão levando suas garrafas de água no carro, mantendo-as no porta-copos para tê-las à mão quando sentem sede ou decidem se hidratar. No entanto, os bombeiros alertam que é preciso ter cuidado ao deixar a garrafa de plástico ou vidro dentro do veículo exposto ao sol, pois há um risco real de incêndio.
Os bombeiros do Oklahoma’s Midwest City Fire Department (EUA) decidiram chamar a atenção para esse problema. Eles aconselham as pessoas a nunca deixarem a garrafa ao sol, especialmente se contiver água, mesmo que seja por apenas uma hora.
De acordo com os bombeiros, o líquido dentro da garrafa, combinado com o plástico transparente, age como uma lente de aumento, concentrando a luz solar em um ponto muito pequeno. Em um experimento realizado na presença de vários motoristas, quando uma garrafa de água foi exposta a um pedaço de papel, a temperatura ultrapassou 120ºC em questão de segundos, mesmo em um dia parcialmente nublado. Essa situação cria condições ideais para que o plástico do carro, o tecido dos assentos, documentos próximos à garrafa ou até mesmo a pele comecem a queimar.
Para comprovar por si mesmo que um incêndio pode realmente ocorrer nessas condições, é possível realizar o experimento mencionado anteriormente. No entanto, é importante lembrar que não apenas o risco de incêndio é uma preocupação, mas também o fato de que o bisfenol A, substância tóxicas presente nos plásticos usados em garrafas de água, pode se transferir para o líquido quando este é exposto ao calor e essas toxinas estão associadas a problemas de saúde, como abortos espontâneos e hemorragias retinianas. Além de que beber água de uma garrafa exposta ao sol está longe de ser uma sensação agradável.
Além dos riscos de incêndio e proliferação de bactérias, estudos também mostram que o plástico utilizado em garrafas de água pode liberar substâncias tóxicas, como antimônio e bisfenol A, quando exposto ao calor e à luz solar. Essas toxinas estão associadas a problemas de saúde, como abortos espontâneos e hemorragias retinianas.
Outro problema associado ao armazenamento de garrafas de água no carro é o desenvolvimento e multiplicação de bactérias e germes devido ao calor. Nessas condições, microorganismos presentes na água se reproduzem rapidamente, o que pode levar a infecções estomacais se a água for consumida.
Portanto, é importante tomar precauções e evitar deixar garrafas de água no carro. Caso seja necessário levá-las consigo, lembre-se de retirá-las do veículo. Se optar por deixar a garrafa no carro, certifique-se de colocá-la em um local onde os raios solares não possam alcançá-la, como no porta-malas ou no porta-luvas..
Recentemente, nas redes sociais, o famoso anúncio de Natal da Coca-Cola causou polêmica em 2024.…
As dores de cabeça podem surgir nos momentos mais inconvenientes, seja por estresse, mudanças no…
A maioria dos banheiros públicos retirou a opção de toalhas de papel para secar as…
Recentemente, uma nova onda de ciberataques está utilizando estratégias sofisticadas para enganar usuários curiosos e…
Recentemente, o Entertainment Weekly surpreendeu a todos ao revelar que a aguardada segunda temporada de…
Crescer com uma mãe tóxica pode deixar marcas profundas que persistem na idade adulta. Algumas…