São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, agora lidera um ranking alarmante: é a cidade com o ar mais poluído do planeta e a única onde toda a população enfrenta uma qualidade do ar “não saudável”.
A IQAir, uma empresa suíça que monitora a qualidade do ar globalmente, divulgou os dados e está disponível em tempo real no site da organização.
Desde a última segunda-feira (9), São Paulo ocupa o topo da lista das cidades mais poluídas do mundo. Hoje (13), às 07h20, São Paulo ainda segue com o ar mais prejudicial entre mais de 100 grandes cidades monitoradas pela IQAir.
A empresa utiliza medições de estações espalhadas pelas cidades, que fornecem uma média da poluição em tempo real.
De acordo com o Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês), São Paulo atingiu níveis críticos, onde a poluição é classificada como “não saudável”.
Portanto, essa classificação indica que todos os habitantes estão expostos a níveis de poluentes que podem causar problemas respiratórios, cardiovasculares e até agravar condições preexistentes, como asma e doenças pulmonares.
São Paulo está à frente de cidades que historicamente sofrem com a poluição atmosférica, como Lahore e Karachi, no Paquistão.
Confira as 10 cidades mais poluídas do mundo, de acordo com os dados da IQAir:
Dessa maneira, reforçando a necessidade de atenção imediata das autoridades públicas e da sociedade para o problema da poluição atmosférica.
Os incêndios que atingem o estado agravam a poluição do ar em São Paulo. Desse modo, a Defesa Civil renovou o alerta de risco elevado de incêndios para este sábado (14), com diversos municípios apresentando focos ativos de queimadas.
De acordo com o Governo de São Paulo, o número de focos de calor cresceu impressionantes 386% entre janeiro e agosto de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
As queimadas, além de impactarem diretamente a qualidade do ar, devastaram cerca de 8.049 propriedades rurais em 317 municípios paulistas. Assim, deixando um rastro de destruição ambiental e aumentando os riscos para a saúde humana.
Dessa forma, a Defesa Civil orientou a população a adotar medidas preventivas, como evitar atividades ao ar livre, manter os ambientes internos umidificados e beber bastante água.
Para o futuro, é crucial que São Paulo, juntamente com as autoridades federais, implemente políticas mais rígidas de controle de poluição e prevenção de incêndios. Além de promover campanhas de conscientização sobre os perigos da má qualidade do ar.
Imagem de Capa: Canva
Embora não possamos contar exatamente o que acontece na hora da morte, alguns estudos podem…
As mulheres maduras estão sempre em busca de soluções eficazes para manter a pele firme,…
A apresentadora de programa esportivo da Band, Renata Fan, compartilhou em seu perfil nas redes…
Enquanto passava na frente de uma casa na cidade de Formosa, Goiás, um morador se…
A próxima Copa do Mundo será no ano que vem, campeonato em que seleções de…
Nesta segunda-feira estreou a tão aguardada 25ª edição do Big Brother Brasil, no entanto, uma…