
Um vídeo compartilhado recentemente nas redes sociais chamou a atenção ao seu falar sobre sobrenomes no Brasil que tem raiz ancestral cigana.
Os povos ciganos foram perseguidos na Europa por séculos, especialmente durante a Idade Média e Moderna. Vítimas de discriminação, muitos foram expulsos enquanto outros foram mortos em vários países.
Na época, o tribunal da Inquisição perseguia principalmente judeus, mouros e hereges, como os ciganos eram considerados. Desta forma, os ciganos que abdicassem de suas tradições e se convertessem ao catolicismo romano da época eram poupados da sentença de morte.
Neste processo, os padres realizavam o batismo de conversão dos ciganos, trocavam os seus sobrenomes para escapar da repressão e depois os deportavam para o Brasil.
De acordo com o criador de conteúdo Sat Milton, se seu sobrenome estiver na lista a seguir, você tem raiz ancestral cigana, confira:
A
Alentejo
Almeida
Amorim
Avelar
Azevedo
Álvares
B
Barros
Basto
Belmonte
Borges
Bragança
Bravo
C
Cáceres
Caetano
Campos
Cardoso
Cardozo
Carneiro
Carvalho
Costa
Crespo
Cruz
D
Delgado
Dias
Duarte
E
Elias
Espinoza
Estrela
F
Ferreira
Franco
G
Gaiola
Garcia
Gonçalves
Guedes
Guerreiro
H
Henriques
J
Josué
L
Leão
Lemos
Lobo
Lombroso
Lopes
Lousada
M
Macias
Machado
Martins
Mascarenhas
Mattos
Meira
Mello
Mendes
Menezes
Miranda
Monteiro
Montesino
Moreno
Morões
Mota
Moucada
Munhoz
N
Nunes
O
Oliveira
Ozório
P
Paiva
Pardo
Pessoa
Perez
Pilão
Pina
Pinto
Pizzarro
Pretó
Q
Queiroz
R
Ramalho
Rego
Reis
Ribeiro
Robles
Rodrigues
Rosa
Rosário
S
Salvador
Santos
Silva
Siqueira
Soares
Souza
T
Tavares
Torres
V
Valença
Vargas
Vaz
Viana
Villar
X
Xavier
Ximenes
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, isso não é exclusivo dos ciganos, pois outros grupos perseguidos (como judeus sefarditas) podem ter trocado de sobrenome para escapar da repressão ou se integrar à sociedade dominante. Além disso, não existe comprovação histórica de que essa prática foi feita em larga escala por esse grupo ao vir para o Brasil.
Imagem de Capa: Canva