Se o seu tendão levanta quando você toca o dedo mindinho com o polegar, é isso o que significa

Muitas características físicas internas e externas que possuímos são meramente remanescentes herdados de nossos ancestrais. No entanto, estas características muitas vezes não servem mais a um propósito prático em nossas vidas modernas.

Apesar de as pessoas não precisarem mais caçar ou viver como nômades, muitos ainda carregam essas características quase obsoletas, passadas de uma época em que eram essenciais para a sobrevivência.

Desta forma, há uma característica que mostra claramente a prova da evolução: a evidência mais convincente está dentro dos nossos braços, especificamente nos tendões dos nossos punhos. Um tendão, que gradualmente desapareceu em 10-15% da população humana, destaca que os humanos ainda estão evoluindo.

Esse tendão está conectado a um músculo antigo chamado palmar longo.

Este músculo era essencial para primatas arbóreos, como lêmures e macacos, para ajudá-los a se mover de galho em galho. Como humanos, macacos terrestres e gorilas não dependem mais deste músculo ou tendão, ambas as espécies perderam gradualmente esta função.

No entanto, a evolução se move lentamente, então quase 90% dos humanos ainda têm esse traço, passado de nossos ancestrais primatas.

Para ver se você tem esse tendão, coloque seu antebraço em uma mesa com a palma da mão voltada para cima. Toque seu dedo mindinho no polegar e levante levemente sua mão da superfície. Se você vir uma faixa elevada no meio do seu pulso, você tem o tendão conectado ao palmaris longus.

Se você não vê esse tendão, parabéns — você está mostrando uma mudança evolutiva da espécie! A presença ou ausência desse tendão é uma conexão fascinante com nosso passado ancestral, onde aqueles que têm carrega um elo com nossa história evolutiva. Por outro lado, aqueles sem ele representam evidências claras da evolução humana em andamento.

Veja mais sobre isso, no vídeo a seguir:

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!