Para muitas pessoas, dormir a noite toda não passa de um sonho. Embora acordar no meio da madrugada pelo menos uma vez seja normal, se você acordar mais de uma vez durante a noite de sono, pode ser um sinal de um problema.
De acordo com a ABC News Australia, historicamente, o sono dividido em dois estágios era a norma para os humanos. Antigamente, quando as pessoas iam para a cama logo após o pôr do sol, muitas vezes acordavam algumas horas depois e ficavam acordadas por uma ou duas horas antes de se envolverem em seu segundo estágio de sono.
O que elas faziam durante esse período de vigília no meio da noite é um mistério, mas o que é certo é que na época tinham muito mais tempo para se dedicar ao sono.
Com a modernização da sociedade, a eletricidade tornou possível ficar acordado até muito depois do pôr do sol, mas a pequena quantidade de tempo livre que as pessoas têm limita sua capacidade de experimentar toda essa coisa de sono de dois estágios.
Se você está constantemente acordando durante a noite, é provável que o sono que você está tendo não seja muito tranquilo. Se você está acordando no meio do sono regularmente, aqui estão alguns motivos.
Apneia do sono
Muitas pessoas com apneia do sono nem sabem que têm, relatou a Healthline. A apneia do sono é uma interrupção da respiração durante o sono, e essas pausas na respiração podem acordá-lo bruscamente.
Além disso, também pode causar sonolência diurna. Se você tiver sintomas como ronco, falta de ar ao acordar, dores de cabeça matinais ou dificuldade de concentração durante o dia, vá ao médico o mais rápido possível.
Terrores noturnos
Terrores noturnos são diferentes de pesadelos. Durante um terror noturno, a pessoa que o vivencia parece acordada, mas não tem consciência do que está acontecendo. Também é improvável que ela se lembre disso ao acordar, de acordo com a Healthline. Se você tem histórico de terrores noturnos, consulte um especialista em sono para que possa começar a melhorar a qualidade do seu sono.
Insônia
A maioria das pessoas pensa em insônia como a incapacidade de dormir. Embora esta seja uma forma de insônia, você também pode ter esse distúrbio do sono se não conseguir permanecer dormindo.
No site da Clínica Mayo, o Dr. Timothy Morgenthaler explicou que acordar várias vezes durante a noite é uma forma de insônia comumente causada por estresse. A boa notícia é que geralmente pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, como uma rotina saudável na hora de dormir.
Muito tempo de tela
Você já sabe que passar muito tempo em seus dispositivos pode sobrecarregar seu cérebro, mas você pode não estar ciente de que a luz azul emitida pelo seu telefone, computador e tablet pode realmente destruir seu sono, de acordo com Sleep.org. Para reduzir as chances de acordar à noite, desligue-se pelo menos 30 minutos a uma hora antes de ir para a cama.
Ansiedade ou depressão
Para algumas pessoas, ansiedade e depressão podem causar exaustão extrema e sonolência. Em outras, pode causar insônia. “Ansiedade e depressão geralmente andam de mãos dadas com a insônia. Na verdade, às vezes pode ser difícil dizer o que vem primeiro. Uma mente ansiosa ou deprimida pode dificultar adormecer ou permanecer dormindo . Problemas para dormir podem levar à ansiedade e depressão”, relatou a Healthline.
Dormir no mínimo sete horas por noite é importante para sua saúde mental e física. Se você perceber que está acordando continuamente no meio da noite mais de uma ou duas vezes, e as mudanças no estilo de vida não ajudaram, converse com seu médico ou especialista em sono.
Imagem de Capa: Canva