Você que os enxerga, já se perguntou por que vê feixes de luz vindos basicamente de qualquer lâmpada que encontra? Bom, você provavelmente faz parte da população com uma condição muito particular.
Seja pela manhã ou tarde da noite, algumas pessoas enfrentam sintomas que incluem a necessidade de apertar os olhos para ver claramente, como também esporádicas dores de cabeça, dificuldade para enxergar principalmente à noite e visão embaçada.
É este último sintoma que pode fazer com que você veja feixes se espalhando de uma fonte de luz, assim como o “reflexo” capturado nesta foto compartilhada no Reddit :
A imagem, compartilhada no subreddit r/InterestingAsF*ck, mostra feixes emergindo em linhas retas das luzes de todo o local. Ela revela o que algumas pessoas provavelmente teriam visto durante o evento, embora não todos.
Was told to post this here, only those with astigmatism will understand
byu/Dautista ininterestingasfuck
Aqueles que veem as luzes desta forma provavelmente têm uma condição chamada astigmatismo, que ocorre quando a córnea (a camada frontal transparente do globo ocular) ou o cristalino (dentro do olho) tem um formato diferente do normal.
Enquanto um olho normal é perfeitamente redondo, as pessoas com astigmatismo têm olhos ovais, como uma bola de futebol americana.
Um astigmatismo leve provavelmente não resultará em nenhum sintoma, mas o formato anormal do cristalino ou da córnea causado pela condição pode fazer com que a luz se dobre ao entrar no olho, causando um erro de refração.
“Sempre pensei que isso fosse normal”, escreveu uma pessoa no Reddit depois de ver a foto. “Por exemplo, quando chove à noite, eu olhava para as luzes da rua e elas pareciam grandes estrelas vermelhas e verdes se estendendo ainda mais por causa das gotas [de chuva] no para-brisa. Nem todo mundo vê o brilho.”
Se isso soa como algo que você está vivenciando, não precisa entrar em pânico. O astigmatismo é comum, com algumas pessoas nascendo com os olhos nesse formato, enquanto outras a desenvolvem após uma lesão, doença ou cirurgia ocular, explica a Clínica Mayo.
Os médicos não sabem por que o formato do cristalino ou da córnea pode variar entre as pessoas, mas o risco de ter astigmatismo isso é herdado dos pais.
Você pode descobrir com certeza se tem astigmatismo indo ao oftalmologista para fazer um exame oftalmológico, onde o teste pode incluir a leitura de um gráfico oftalmológico ou olhar através de um dispositivo conhecido como ‘foróptero’, onde você deve retransmitir quais letras você pode veja melhor.
Os testes também podem incluir um autorefrator, onde uma luz incide no olho, e um ceratômetro para medir a curva da córnea.
Se você tiver a condição, seu médico poderá tratá-la com óculos ou lentes de contato, ou até mesmo com uma cirurgia que altere o formato da córnea. No entanto, se o seu astigmatismo for leve, provavelmente você não precisará de tratamento.
Imagem de Capa: Reddit
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…