No Brasil, Marlene Alves da Silva, surpreendeu a todos ao utilizar sua criatividade e construir sua casa usando garrafas PET como matéria-prima. Dessa forma, com intuito de usar cerca 8 mil garrafas PET, Marlene buscou um projeto sustentável que visasse não apenas proporcionar um lar, mas também contribuir para a redução de resíduos no meio ambiente.
A motivação para a construção da casa com garrafas PET surgiu da necessidade de Marlene, que vivia em uma casa em condições precárias. Sem emprego e recursos financeiros, ela decidiu buscar uma solução criativa e acessível.
Ao perceber que a estrutura construída com um pedaço da parede estava firme, ela teve a ideia de utilizar as garrafas PET como tijolos para sua nova moradia.
“A casa que eu morava estava caindo aos pedaços. Aí, eu comecei a pensar o que fazer para conseguir uma casa, porque não tenho emprego, não tenho dinheiro, sem condições de construir. Então, pensei na garrafa pet”, contou.
Desde 2019, Marlene tem trabalhado na construção da casa sustentável. Com conhecimentos adquiridos através de sua família de pedreiros, ela aplicou seus talentos e habilidades nessa empreitada. Apenas no quarto, foram utilizadas 3.400 garrafas PET.
Além de contribuir para a sustentabilidade, a espessura das paredes proporciona um ambiente mais fresco, cerca de 20% mais fresco do que uma casa convencional de tijolos.
Marlene destaca que a segurança da casa não se limita às paredes, mas sim aos alicerces e colunas de sustentação. Dessa forma, o espaço vazio entre as paredes pode ser preenchido com as garrafas PET, substituindo os tijolos convencionais.
Ela enfrentou críticas e preocupações sobre a segurança da construção, mas Marlene ressalta que não faria algo que pudesse colocar sua vida em risco.
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: TV Centro América