A partir de segunda-feira (2), o Brasil enfrentará uma nova onda de calor que vai afetar diversos estados da região Centro-Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, essa massa de ar quente e seco pode ser a mais forte registrada em 2024, superando as ondas de calor do primeiro semestre.
Dessa forma, a Climatempo alerta que pode ter recordes de temperatura, especialmente no interior do país. O fenômeno deve trazer dias de calor extremo, com temperaturas até 5°C acima da média para o período.
Estados como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso podem ver os termômetros chegarem a 44°C. Enquanto outras regiões, como o Sudeste, terão temperaturas próximas aos 40°C.
Além das altas temperaturas, a nova onda de calor vem acompanhada de umidade relativa do ar extremamente baixa, semelhante à de regiões desérticas.
Desse modo, agravando o risco de queimadas no Brasil Central e também o aumento da concentração de poluentes, prejudicando a qualidade do ar.
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia também serão afetadas, com previsões de calor intenso variando entre 30°C e 39°C. Já no Norte do Brasil, estados como Tocantins, Pará e Rondônia devem registrar temperaturas entre 38°C e 41°C.
A Climatempo prevê que esse evento climático se estenda até o dia 12 de setembro em algumas regiões. A persistência desse calor pode afetar significativamente a saúde pública.
Embora as previsões sejam preocupantes, há expectativa de alívio com a chegada de uma frente fria a partir de 19 de setembro.
No entanto, até lá, a população deve se preparar para enfrentar dias de calor extremo e tomar medidas para se proteger, como a ingestão de líquidos e a permanência em ambientes frescos e ventilados.
Imagem de Capa: Climatempo/Canva
Uma ilusão de ótica peculiar está deixando as pessoas confusas, enquanto tentam decifrar um detalhe…
Você já reparou naqueles furos extras na parte superior dos seus tênis? Se você sempre…
Muitos motoristas não sabem o real significado dos símbolos que aparecem no painel de seu…
Um piloto mirim holandês chocou fãs do esporte ao morrer nos primeiros dias de 2025,…
O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…
A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…