Recentemente, um novo estudo apontou sobre o risco do uso diário de enxaguante bucal, especificamente Listerine Cool Mint. De acordo com os especialistas, o uso contínuo desse produto pode aumentar o risco de desenvolver câncer, especialmente câncer de esôfago e colorretal.
Dessa forma, pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica, descobriram que duas espécies de bactérias, Fusobacterium nucleatum e Streptococcus anginosus, se tornaram mais prevalentes na boca após três meses de uso diário de enxaguante bucal. Essas bactérias têm sido associadas ao desenvolvimento de câncer.
Portanto, os acadêmicos sugerem que o álcool presente no Listerine Cool Mint pode aumentar os níveis dessas bactérias na boca. O professor Chris Kenyon explicou que o uso diário do enxaguante bucal “pode aumentar o risco de câncer e de várias infecções”.
Dessa maneira, ele recomendou que “a maioria das pessoas não deveria usá-lo e, se o fizerem, deveriam optar por preparações sem álcool e limitar o uso a poucos dias”.
Sobre o estudo
O estudo envolveu 59 participantes que usaram Listerine diariamente durante três meses, seguido por três meses de uso de um enxaguante bucal com placebo, ou vice-versa.
Embora o experimento tenha focado apenas no Listerine, o professor Kenyon destacou que outros enxaguante bucais à base de álcool provavelmente teriam efeitos semelhantes.
Desse modo, a Kenvue, a empresa responsável pela marca Listerine, deu uma declaração sobre o estudo.
“Kenvue acolhe e incentiva os avanços científicos e os intercâmbios para promover a saúde quotidiana. Com base na nossa revisão inicial, o ensaio publicado carece de vários controlos de concepção importantes e de rigor adequado para tirar quaisquer conclusões sobre o impacto potencial para a saúde humana”, disse.
Imagem de Capa: Canva/Listerine