Nesta última semana, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma grande instabilidade climática, e agora, a situação se intensifica no sul do estado. Dessa forma, a Climatempo emitiu um alerta de “perigo extremo de tempestades” para as cidades dessa região, incluindo Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço.
A situação meteorológica é preocupante, pois o movimento contrário dos ventos empurra a água da Lagoa dos Patos para o norte, o que impede o escoamento natural do Guaíba, o que pode agravar as inundações em Porto Alegre.
Essa dinâmica contribui para a retenção de água e, consequentemente, aumenta o risco de enchentes em Porto Alegre. Além disso, as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Gravataí e Sinos deságuam no Guaíba, formando um verdadeiro funil de águas que pode complicar o escoamento rumo ao mar.
Alerta para o Sul do Estado
O alerta de “perigo extremo” para o sul do estado levou a diversas medidas de segurança nas cidades mais afetadas. Portanto, as prefeituras decidiram, bloquear as ruas e estradas, cancelaram aulas e algumas famílias precisaram sair de suas casas.
A prefeitura de Pelotas, por exemplo, divulgou um mapa projetando áreas de risco de inundação para orientar a população.
O alerta de tempestade extrema inclui a possibilidade de chuva de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e queda de granizo. De acordo com a Climatempo, essa frente fria, associada a uma área de umidade proveniente da Amazônia e um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, é responsável pela instabilidade na região.
Previsão para os próximos dias
Quarta-feira (8)
Uma nova frente fria proveniente da Argentina deve trazer chuva para todo o estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, a preocupação se estende ao extremo sul devido ao acúmulo de umidade.
Portanto, mesmo regiões como a Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre, devem estar preparadas para pancadas de chuva fortes.
Quinta-feira (9)
Uma área de alta pressão deve estabilizar o tempo no Sul, Centro e Fronteira Oeste, inibindo a formação de nuvens carregadas. No entanto, a previsão de baixas temperaturas preocupa, com mínimas de 7ºC na Serra e 16ºC a 24ºC no estado como um todo.
Sexta-feira (10)
A chuva retorna a todo o estado, com destaque para regiões como Oeste, Norte, Central e Região Metropolitana de Porto Alegre, onde pode chover a qualquer momento. As condições climáticas permanecem instáveis, e é necessário atenção às áreas suscetíveis a inundações e tempestades.
Com informações: G1
Imagem de Capa: Reprodução