Supermercado nos EUA gera revolta em brasileiro por vender brigadeiro como “doce de Portugal”

Nos Estados Unidos, um supermercado virou assunto nas redes sociais após despertar a indignação dos brasileiros. A Rede Trader Joe’s colocou à venda uma caixa de brigadeiros e alegou que essas delícias são de origem portuguesa.

Desse modo, na embalagem do brigadeiros, que é vendida por 3,79 dólares (cerca de 18 reais), vem escrito “melt in your mouth – treats from Portugal” (derrete em sua boca – delícias de Portugal).

Portanto, os brasileiros manifestaram nas redes sociais da empresa sua insatisfação com o que consideraram uma “apropriação” do brigadeiro, uma sobremesa tradicionalmente brasileira.

Dessa forma, muitos internautas expressaram seu descontentamento com a alegação de que o doce seria de origem portuguesa. “Se dissessem que era de qualquer outro país, eu não ligaria, mas de Portugal é brincadeira né?”, comentou um. “#BrigadeiroIsFromBrasil”, comentou outro.

Alguns internautas até recorreram a um meme italiano viral recente para alertar sobre a suspeita de apropriação cultural, usando a frase “ATTENZIONE PICKPOCKET”.

A Trader Joe’s explicou em seu site que está vendendo os brigadeiros temporariamente em suas franquias e importou essas guloseimas de Portugal em resposta à controvérsia. A empresa reconheceu que o brigadeiro é popular no Brasil, mas também ressaltou que as pessoas apreciam essas guloseimas em terras portuguesas.

Ainda no site, a Trader Joe’s mencionou a origem do brigadeiro, que teve sua criação no Brasil na década de 1940, durante uma eleição presidencial. Mulheres que apoiavam a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes venderam essas guloseimas para arrecadar fundos para a campanha presidencial.

Até o momento, a empresa não se pronunciou diretamente sobre as reclamações dos brasileiros nas redes sociais.

Imagem de Capa: X





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!