Interessante

Surpreendente como muitas pessoas ainda acham que isso é um cravo

Apesar de alguns filtros faciais tentarem nos enganar, a pele tem textura. Algumas áreas do rosto é normal ter pigmentos mais escuros, como ao redor dos olhos. Além disso, outras áreas são inchadas, enrugadas, com sardas, com marcas irregulares. Tudo é natural e normal.

Mas algumas situações podem ser desconfortáveis e indicadores de um problema médico, como acne grave e pele seca. No entanto, por causa da ideia distorcida de que a pele deve parecer lisa e sem textura, é fácil confundir atributos normais com os não saudáveis.

Isso inclui os filamentos sebáceos. Eles podem ser confundidos com pequenos cravos, mas desempenham um papel importante no bem-estar da pele do rosto.

O que são filamentos sebáceos?

Você já pode ter notado alguns pontos no seu rosto, especialmente ao redor do nariz, bochechas, queixo e testa. Apesar de serem parecidos, não os confunda com espinhas ou cravos. Provavelmente são filamentos sebáceos, estruturas semelhantes a tubos dentro dos poros, e não devem ser cutucados.

Os filamentos sebáceos geralmente são mais bronzeados ou acinzentados, diferentemente dos cravos, e têm uma função importante, o que significa que você deve deixá-los em paz, afirmam dermatologistas.

Desta forma, eles são uma parte natural da sua pele e prestam um serviço importante ao mover a gordura das glândulas sebáceas para a superfície, ajudando sua pele a se manter hidratada e a se proteger de danos.

Filamentos sebáceos ou cravos

São duas coisas muito diferentes. “Uma espinha é causada por bactérias ou fungos e geralmente é uma protuberância carnuda que pode ter uma parte superior branca ou preta, daí o termo cravo ou espinha branca”, disse a dermatologista Dra. Purvisha Patel à Skin Wellness Dermatology. “Um filamento sebáceo é apenas óleo e queratina — sem bactérias. Eles não são prejudiciais.”

Todo mundo tem filamentos sebáceos, no entanto, alguns são mais perceptíveis em alguns indivíduos do que em outros. Assim como em muitos aspectos da saúde da pele, genética e idade são fatores importantes.

Ter a pele seca por exposição excessiva ao sol ou lavagem excessiva pode levar a glândulas sebáceas maiores, pois elas trabalham mais para reidratar a pele.

Você deve remover os filamentos sebáceos?

Você pode ter visto conselhos circulando nas rede sociais sobre como retirar filamentos sebáceos. Mas, embora os vídeos possam parecer satisfatórios (e um pouco nojentos), eles não devem ser replicados, de acordo com muitos especialistas em cuidados com a pele.

Embora influenciadores possam prometer truques para uma pele perfeitamente sem textura, isso não é realidade. Em vez de tentar fazer sua pele parecer “perfeita”, concentre-se em torná-la saudável.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Novo filme de romance acaba de estrear na Netflix e já virou o queridinho do público

Se você está procurando um filme leve, com toque de drama e uma crítica atual…

4 minutos ago

Como proteger sua casa contra o “bumping”: a técnica silenciosa usada por ladrões

A segurança do lar costuma ser algo que só valorizamos quando acontece um susto. E…

4 minutos ago

Alerta urgente da Apple: atualize seu iPhone imediatamente para se proteger de ataques perigosos

A Apple emitiu um alerta importante para milhões de usuários de iPhone em todo o…

4 minutos ago

Homem que viu ‘prova’ de que ‘a morte não é o fim’ explica os sete níveis da ‘vida após a morte’

De acordo com várias religiões, o conceito de vida após a morte se refere a…

4 minutos ago

Gravações de ‘Vale-Tudo’ são canceladas após intensa polêmica entre Bella Campos e Cauã Reymond

As gravações da novela Vale-Tudo, da TV Globo, foram canceladas na tarde desta quinta-feira (17),…

3 dias ago

Caiu a máscara? Em meio a escândalos, Davi Brito pode ser preso após acusações graves

Desde que venceu o Big Brother Brasil 24, Davi Brito tem enfrentado uma série de…

3 dias ago