Pode parecer que não seja muito comum lidar com um sociopata na vida cotidiana — seja quando você acaba namorando um, trabalhando com um, etc. — mas é uma boa ideia ser capaz de identificar suas técnicas de manipulação.
Se há uma coisa que alguns sociopatas têm em comum, geralmente é o desejo de usar outras pessoas para ganho pessoal, segundo especialistas. E você não quer ser pego nisso.
Isso faz parte da sociopatia, ou do que também é conhecido como Transtorno de Personalidade Antissocial, fazendo deles manipuladores porque é assim que aprenderam a negociar no mundo e a conseguir o que querem. Sem empatia, eles não se sentem mal por aqueles que machucam, mas pensam neles como presas fáceis.
Como não é nada bom ser manipulado — e isso pode até mesmo colocar você em situações bem assustadoras — aqui estão algumas das técnicas de manipulação mais comuns que você deve observar para não cair em seus jogos tóxicos.
1. Eles usam técnicas de “bombardeio de amor”
Quando um sociopata está tentando conquistar alguém — especialmente em um relacionamento romântico — ele pode usar uma técnica conhecida como bombardeio de amor, que basicamente significa que ele tenta ser gentil de uma forma exagerada para conseguir o que quer.
Isso é assustador porque o amor e a afeição não são genuínos, mas apenas uma maneira de fazer você ficar por perto em uma situação que não é saudável. Então, se a gentileza de alguém parece “errada”, ou se sua afeição parece ser “muito cedo demais”, ouça seu instinto.
2. Eles são super charmosos
De forma similar, sociopatas tendem a ser as pessoas mais charmosas — seja no trabalho, em festas, em encontros, etc. Eles são engraçados, gentis e cheios de elogios. Mas a questão é que isso não é genuíno de forma alguma. E geralmente, pode ser percebido pelo quão excessivo tudo isso é.
3. Eles têm como alvo pessoas vulneráveis
Embora qualquer um possa se deixar levar pelo charme superficial de um sociopata, eles tendem a se interessar por pessoas que estão sedentas por atenção e, portanto, são mais propensos a se apaixonar por ela.
As vítimas de sociopatas são frequentemente as pessoas que tiveram traumas, abusos ou negligência em suas vidas. Para qualquer um que já passou por isso na vida, é fácil ver como essa tática pode funcionar.
4. Eles sabem como te trazer de volta
Os sociopatas tendem a ter uma habilidade quase mágica de atrair as pessoas de volta para sua teia, especialmente quando elas estão tentando se libertar. Para fazer isso, eles frequentemente se envolvem em reforço intermitente para manter suas vítimas apegadas.
Quando você acha que terminou com eles, ou sente que realmente gostaria de terminar a amizade/relacionamento, eles vão descobrir a coisa perfeita para dizer para que você fique por perto. É por isso que é importante manter-se firme, e não cair em falsa gentileza ou amor.
5. Eles são rápidos em se desculpar
Às vezes, a manipulação pode ser percebida na maneira como eles se desculpam. Os sociopatas podem pedir desculpas que parecem sinceras, quando não estão nem um pouco arrependidos. Pois no jogo deles, dirão o que acham que você quer ouvir. Mas suas palavras entrarão em conflito com suas ações.
Então, se você não tem certeza se o pedido de desculpas é uma tentativa de manipulação, tente se concentrar nas ações deles em vez das palavras. Eles se desculpam, mas continuam a agir de forma maldosa ou cruel? Se sim, provavelmente não estão sendo genuínos.
6. Eles usam Gaslighting
Pessoas tóxicas usam técnicas de gaslighting para manipular os outros. Mas é um hábito comum de sociopatas também. Isso envolve mentir sobre suas atividades e fazer outra pessoa pensar que está errada quando está certa, fez algo que não fez ou não fez algo que fez. É confuso, e é por isso que é manipulador.
7. Eles não demonstram nenhum remorso
Os sociopatas não conseguem demonstrar remorso por suas ações negativas. “Do menor — como mentir para parecer melhor — ao mais horrível — como cometer crimes, etc. — quando se envolvem nesses atos, a coisa mais assustadora é que eles literalmente não sentem nada”, diz o Dr. Klapow. “Nenhum remorso, nenhuma segunda opinião, nenhuma preocupação. Então, não importa o que eles façam, não importa o quão ruim ou doloroso, em suas mentes era justificado e OK. Nenhum remorso, nenhuma preocupação.”
E isso, à sua maneira, pode ser manipulador. Como eles não demonstram nenhum remorso, eles frequentemente têm uma maneira de fazer parecer que não fizeram nada de errado — mesmo quando fizeram totalmente.
8. Eles usam ameaças vazias
Muitos sociopatas podem se tornar um pouco ameaçadores quando tentam manipular — embora possam disfarçar isso com o charme mencionado acima. Desta forma, eles costumam usar ameaças para manter você sob controle, como por exemplo, dizendo ‘você vai se arrepender’ pelo seu comportamento.
Isso também pode ser um sinal de outros transtornos, como transtorno de personalidade borderline. Então é importante não diagnosticar ninguém como sociopata, só porque eles usam uma ameaça.
Assim, isso não quer dizer, é claro, que todos que usam táticas de manipulação assustadoras sejam sociopatas. Mas pode ajudar reconhecer esses sinais de qualquer maneira. Ao saber o que pode ser uma tentativa de manipulação, você terá menos probabilidade de se envolver em tudo isso.
Imagem de Capa: Reprodução Netflix