O mundo esportivo também é afetado pelo conflito na Ucrânia, que se espalharam para a arena do tênis quando a jogadora ucraniana Marta Kostyuk se recusou a apertar a mão de Anastasia Potapova depois que ela foi derrotada por 6 a 1 e 6 a 3 pela russa na partida da segunda rodada em o Aberto de Miami.
Esta não foi a primeira vez que a guerra teve um impacto recente no mundo do tênis, já que o jogo aconteceu depois que Potapova foi advertida pela Associação de Tênis Feminino (WTA) por comparecer à partida de Indian Wells contra Jessica Pegula enquanto usava uma camisa do Spartak Moscou, um time de futebol russo.
Marta Kostyuk, anteriormente, também já havia se recusado a apertar a mão da russa Varvara Gracheva e Victoria Azarenka, da Bielorrússia, aliada da Rússia, disse que “obviamente há tensão – não somos amigos. Estamos em guerra neste momento.”
Ela relatou à imprensa que não houve resposta da WTA sobre um pedido de jogadores ucranianos para um encontro. “Sim, queríamos fazer uma reunião com a diretoria e não conseguimos. Nenhuma resposta, nada, apenas silêncio”, disse ela.
Sobre a advertência de Potapova por usar a camisa de futebol russa, a ucraniana Kostyuk disse: “Há muitas coisas que eu não concordo que a WTA está fazendo. Isso não vai mudar nada. Só vou receber mais ódio online. O que quer que eu diga, vou receber muito ódio. Não sei. Você [pode] dar-lhe um aviso. Você pode suspender alguém, não sei. Eu não posso comentar sobre isso realmente, é apenas engraçado.”
A tenista russa, por sua vez, justificou sua escolha da camisa, dizendo: “Não havia nenhuma intenção política nesta camisa. É muito triste que as pessoas vejam coisas que não são realmente a verdade. Sou um super fã do Spartak desde os 10 anos de idade. Meu pai construiu parte do estádio para esse time, então é coisa da nossa família.”
Imagem de Capa: Robert Prange por The Guardian
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…