Na noite de quinta-feira (18), os moradores das zonas Oeste e Sul de São Paulo se surpreenderam após sentir um tremor de terra. Desse modo, eles relataram que houve a evacuação de prédios devido aos reflexos de um abalo sísmico de 7,3 graus na escala Richter ocorrido no Chile.
O epicentro do terremoto foi próximo ao deserto do Atacama, porém sua alta magnitude e a composição sedimentar das bacias do Paraná e de São Paulo são fatores que explicam por que o fenômeno foi sentido em diversas partes do Brasil.
🚨URGENTE: Terremoto de magnitude 7,3 está tingindo o Chile nesse momento. No Brasil, moradores relatam sentir tremores pic.twitter.com/eWMhRnLKvO
— Astronomiaum (@Astronomiaum) July 19, 2024
O professor Bruno Colaço, pesquisador do Centro de Sismologia da USP, explica que uma tensão tectônica dentro da Placa Sul-Americana causou o tremor, localizado a 100 quilômetros de profundidade.
Portanto, ele esclarece que a sensação de tremor resultou da passagem das ondas sísmicas através das bacias sedimentares dessas regiões. O tremor foi percebido em São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
🚨BRASIL: A Defesa Civil confirmou que moradores de São Paulo sentiram tremores de baixa intensidade como reflexo do terremoto que afetou o Chile.
“Juro, o prédio tremeu”, dizem moradores de SP ao sentirem reflexo do terremoto. pic.twitter.com/aIEe67obf4
— CHOQUEI (@choquei) July 19, 2024
Os sedimentos encontrados nas bacias do Paraná e de São Paulo têm a característica de amplificar as ondas sísmicas. Por isso, pessoas que estavam em lugares altos, como prédios, tiveram uma maior chance de sentir o tremor.
Além disso, as pessoas notaram mais os tremores porque ocorreram à noite, um horário em que muitos se preparavam para dormir.
Impacto e segurança
Apesar da sensação incomum, o professor Colaço afirmou que os tremores sentidos nas cidades brasileiras não apresentaram riscos estruturais nem para a segurança das pessoas.
Dessa maneira, a Defesa Civil do estado de São Paulo relatou “tremores leves” e “de baixa intensidade”, sem registros de vítimas ou danos significativos. Contudo, o órgão continua monitorando a situação para garantir a segurança dos cidadãos.
Moradores de SP sentem tremores após terremoto atingir Chile
Imagem: Marcos Schiavo pic.twitter.com/P7vfAyM0XB
— Portal SCC10 (@portal_scc10) July 19, 2024
Nas redes sociais, moradores de bairros como Perdizes, Pompeia, Barra Funda, Sacomã e Ipiranga expressaram o susto causado pelos tremores.
Alguns relataram ter sentido móveis se mexendo, enquanto outros descreveram a sensação de tontura. Em Perdizes, uma moradora pensou que o prédio estava desabando ao sentir o tremor.
Imagem de Capa: USGS/Reprodução