Interessante

“Sucesso esmagador” – Teste de 4 dias de trabalho por semana na Islândia

Foi feito um teste de trabalho de apenas quatro dias por semana na Islândia, em que trabalhadores foram pagos pelo mesmo valor para trabalhar menos horas… e… foi considerado um sucesso esmagador pelos pesquisadores. Os ensaios, que ocorreram entre 2015 e 2019, envolveram mais de 2.500 trabalhadores, o que equivale a cerca de 1% da população trabalhadora da Islândia. Muitas empresas, incluindo creches, escritórios, prestadores de serviços sociais e hospitais, participaram do teste, e a maioria delas reduziu sua carga horária de 40 para 35 ou 36 horas semanais.

Segundo pesquisadores da britânica Autonomy e da Associação para a Democracia Sustentável da Islândia (Alda), a produtividade permaneceu a mesma ou melhorou na maioria das empresas participantes. Os testes levaram os sindicatos a renegociarem os padrões de trabalho e agora, segundo os pesquisadores, 86% da força de trabalho da Islândia passaram para jornadas mais curtas pelo mesmo salário ou ganharam o direito de fazê-lo.

Os trabalhadores relataram sentir-se menos estressados e em risco de esgotamento, e afirmaram que sua saúde e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal haviam melhorado. Eles também relataram ter mais tempo para passar com suas famílias, praticar hobbies e realizar tarefas domésticas.

“este estudo mostra que o maior teste de uma jornada de trabalho mais curta já realizado no setor público foi, por todas as medidas, um sucesso esmagador. Isso mostra que o setor público está pronto para ser um pioneiro em jornadas de trabalho mais curtas – e lições podem ser aprendidas para outros governos” De acordo com o diretor de pesquisa da britânica Autonomy, Will Stronge,

O gigante de bens de consumo Unilever está dando aos funcionários na Nova Zelândia a chance de reduzir suas horas em 20% sem prejudicar seus salários em um teste também. Espanha foi também testada uma semana de trabalho de quatro dias para empresas. Em maio de 2021, um relatório encomendado pela campanha da Semana de 4 Dias, da Plataforma de Londres, sugeriu que jornadas mais curtas poderiam reduzir a pegada de carbono do Reino Unido.

De acordo com o relatório, a experiência positiva levou muitos empregadores a mudarem suas práticas sem esperar pelo relatório oficial, e hoje 86% da população trabalhadora da Islândia já mudou para uma semana de trabalho mais curta ou ganhou o direito de reduzir suas horas de trabalho. Os defensores da semana de trabalho mais curta acreditam que jornadas mais curtas podem ajudar a equilibrar a equação reconhecendo o valor de permitir às pessoas mais tempo para uma vida mais plena.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Noiva fica arrasada depois de enviar 100 convites e quase nenhum convidado aparecer em seu casamento

O vídeo comovente de uma noiva entrando em um local vazio viralizou nas redes sociais…

11 horas ago

Coisas que fazem você parecer mais velha instantaneamente, de acordo com consultora de imagem

Muitas vezes, pequenos detalhes em nosso visual podem nos envelhecer sem que percebamos. Desta forma,…

11 horas ago

Truque simples que poucos sabem para desbloquear mais filmes e séries na Netflix

A plataforma de streaming Netflix conta com um catálogo extenso de produções originais, tendo cerca…

12 horas ago

Padre cai na risada ao anunciar prêmio inusitado em bingo da paróquia e viraliza

Um momento de descontração inesperada transformou o tradicional bingo da Paróquia de Nossa Senhora do…

12 horas ago

Fãs de Kate Middleton criticam apresentadora de TV por comentário “nojento” sobre a aparência da princesa de Gales

Narinder Kaur, apresentadora do Good Morning Britain, enfrentou uma reação furiosa depois de fazer um…

13 horas ago

6 Verdades para lembrar se você decidir se envolver com um homem casado

Quem é que gostaria de se envolver com um cara que tem a vida em…

13 horas ago