Interessante

“Sucesso esmagador” – Teste de 4 dias de trabalho por semana na Islândia

Foi feito um teste de trabalho de apenas quatro dias por semana na Islândia, em que trabalhadores foram pagos pelo mesmo valor para trabalhar menos horas… e… foi considerado um sucesso esmagador pelos pesquisadores. Os ensaios, que ocorreram entre 2015 e 2019, envolveram mais de 2.500 trabalhadores, o que equivale a cerca de 1% da população trabalhadora da Islândia. Muitas empresas, incluindo creches, escritórios, prestadores de serviços sociais e hospitais, participaram do teste, e a maioria delas reduziu sua carga horária de 40 para 35 ou 36 horas semanais.

Segundo pesquisadores da britânica Autonomy e da Associação para a Democracia Sustentável da Islândia (Alda), a produtividade permaneceu a mesma ou melhorou na maioria das empresas participantes. Os testes levaram os sindicatos a renegociarem os padrões de trabalho e agora, segundo os pesquisadores, 86% da força de trabalho da Islândia passaram para jornadas mais curtas pelo mesmo salário ou ganharam o direito de fazê-lo.

Os trabalhadores relataram sentir-se menos estressados e em risco de esgotamento, e afirmaram que sua saúde e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal haviam melhorado. Eles também relataram ter mais tempo para passar com suas famílias, praticar hobbies e realizar tarefas domésticas.

“este estudo mostra que o maior teste de uma jornada de trabalho mais curta já realizado no setor público foi, por todas as medidas, um sucesso esmagador. Isso mostra que o setor público está pronto para ser um pioneiro em jornadas de trabalho mais curtas – e lições podem ser aprendidas para outros governos” De acordo com o diretor de pesquisa da britânica Autonomy, Will Stronge,

O gigante de bens de consumo Unilever está dando aos funcionários na Nova Zelândia a chance de reduzir suas horas em 20% sem prejudicar seus salários em um teste também. Espanha foi também testada uma semana de trabalho de quatro dias para empresas. Em maio de 2021, um relatório encomendado pela campanha da Semana de 4 Dias, da Plataforma de Londres, sugeriu que jornadas mais curtas poderiam reduzir a pegada de carbono do Reino Unido.

De acordo com o relatório, a experiência positiva levou muitos empregadores a mudarem suas práticas sem esperar pelo relatório oficial, e hoje 86% da população trabalhadora da Islândia já mudou para uma semana de trabalho mais curta ou ganhou o direito de reduzir suas horas de trabalho. Os defensores da semana de trabalho mais curta acreditam que jornadas mais curtas podem ajudar a equilibrar a equação reconhecendo o valor de permitir às pessoas mais tempo para uma vida mais plena.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Cuidado! Se esses animais aparecerem em excesso na sua casa, pode ser um alerta espiritual e energético

A presença de certos animais em uma quantidade fora do normal dentro de casa pode…

3 dias ago

Cientistas afirmam descobrir evidências de que a “consciência” continua existindo após a morte na forma de “alma”

Recentemente, um novo estudo trouxe evidências que indicam que a consciência pode continuar existindo após…

3 dias ago

Esta é a cor que indica maior inteligência nas pessoas, segundo a ciência – Você usa ela?

A psicologia das cores é um campo fascinante que estuda como os tons influenciam nosso…

3 dias ago

Menina de 11 anos tira a própria vida após ser vítima de bullying por “status de imigração da família”, nos EUA

Aviso: Este artigo contém tema sensível, o que pode ser angustiante para alguns leitores. A…

3 dias ago

Filme estrelado por Fernanda Montenegro foi escolhido para a abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

O filme "Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro, foi selecionado para abrir o 27º Festival de…

3 dias ago

A tão esperada ‘Lua de Sangue’ de 2025 poderá ser observada por todo o Brasil; Saiba quando e como

Se você é fã de eventos astronômicos, a Lua de Sangue está prestes a acontecer…

3 dias ago