Nos Estados Unidos, uma terrível tragédia aconteceu em um restaurante em que deixou três pessoas mortas e outras três hospitalizadas após consumirem milkshakes contaminados.
O incidente, que ocorreu no estabelecimento Frugals em Washington, levou as autoridades de saúde a investigar as causas dessa infecção fatal. A bactéria Listeria se revelou como o agente causador, e a falta de higienização adequada das máquinas de sorvete foi identificada.
O Departamento de Saúde do Estado de Washington relatou que as vítimas contraíram a infecção por Listeria, encontrada nas máquinas de sorvete do restaurante.
Contudo, o restaurante não havia usado essas máquinas desde o início do mês, mas a Listeria pode provocar sintomas até 70 dias após a exposição inicial. Dessa forma, revela a complexidade do surto, que ocorreu entre 27 de fevereiro e 22 de julho.
Outro fator agravante é que as vítimas tinham sistemas imunológicos enfraquecidos, o que as tornou mais suscetíveis à infecção. A Listeria é geralmente inofensiva para a maioria das pessoas, mas representa um risco significativo para aqueles com sistemas imunológicos comprometidos, pessoas com mais de 65 anos, grávidas e recém-nascidos.
A rede de hamburguerias, Frugals, divulgou um comunicado expressando profundo pesar pelo ocorrido. “Estamos com o coração partido e lamentamos profundamente qualquer dano que nossas ações possam ter causado”, afirmou.
Desse modo, anunciou a interrupção das vendas de milkshake em todas as lojas em que utilizam a máquina. Além disso, todos os equipamentos passarão por testes rigorosos para detectar a presença da bactéria.
O comunicado também enfatizou o compromisso da empresa em colaborar plenamente com as investigações em andamento e em tomar todas as medidas necessárias para evitar que situações tão trágicas ocorram novamente.
Imagem de Capa: Canva