Triatleta belga critica a situação do Rio Sena: “Cheirei e vi coisas que é melhor não pensar muito”

Nesta última quarta-feira (31), houve a prova de triatlo nas Olimpíadas de Paris 2024. No entanto, a triatleta belga Jolien Vermeylen, que terminou em 24º lugar na prova, expressou severas críticas à organização dos Jogos Olímpicos.

Dessa forma, a atleta destacou as péssimas condições do Rio Sena, onde a competição foi realizada.

O Rio Sena foi liberado para a competição apenas quatro horas antes da largada. De acordo com os organizadores, análises realizadas 24 horas antes da prova indicaram que o nível de contaminação por bactérias estava dentro do considerado aceitável pela Federação Internacional de Triatlo.

Contudo, ao concluir a prova, Jolien Vermeylen não escondeu sua indignação. “Bebi muita água. Amanhã vou saber se fiquei doente ou não. Não tem gosto de Coca-Cola nem de Sprite, é claro. Nadando embaixo da ponte, cheirei e vi coisas que é melhor não pensar muito”, declarou a triatleta.

Na véspera da prova, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, sugeriu que liberariam o Sena para a competição. Portanto, Hidalgo afirmou ter recebido “boas notícias” sobre a medição da contaminação do rio, com amostras coletadas em quatro pontos diferentes do Sena.

Ela mesma mergulhou no rio cerca de dez dias antes da abertura dos Jogos para demonstrar que estava limpo.

O Rio Sena voltará a ser palco de outras competições nos próximos dias. O revezamento misto está previsto para ocorrer na segunda-feira, 5 de agosto. Posteriormente, realizarão a maratona aquática no dia 8 de agosto e a prova masculina de triatlo no dia 9 de agosto.

No entanto, vale lembrar que o Rio Sena foi o local escolhido para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, ocorrida no dia 26 de julho.

Imagem de Capa: Team Belgium/Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!