No mundo acelerado de hoje, enfrentar grosseria pode ser uma parte indesejável, mas inevitável, da vida. Seja um comentário mais áspero no trabalho, um encontro indelicado no supermercado ou uma palavra dura de um estranho online, todos nós já recebemos grosseria em algum momento.
Pode ser um desafio manter a calma, quanto mais tentar responder de maneira construtiva. Mas, só porque eles são rudes, não significa que você deva ser.
Se você encontrar uma pessoa rude, é sempre útil ter algumas respostas na ponta da língua, caso ela seja um pouco mal-humorada com você.
Essa resposta é boa por dois motivos. Um, é reconhecer o que eles disseram sem colocar muito peso nisso; e dois, é o mais desdenhoso possível sem ser realmente rude. É curto, doce e direto ao ponto, algo que o torna ainda melhor.
Sinta-se à vontade para usar isso se alguém estiver falando demais sobre você – ou apenas falando mal.
Este é um pouco mais conflituoso e deve ser guardado para quando alguém é rude e agressivo. Às vezes, a atitude de uma pessoa rude é só latir e não morder: e quando confrontados, eles recuam rapidamente.
Uma resposta como essa os força a se comprometer com o que disseram, e a maioria das pessoas rudes geralmente não aguenta esse tipo de pressão. É certamente muito mais nítido do que outras frases nesta lista, mas às vezes as pessoas precisam de uma conversa dura para fazê-las perceber que estão agindo fora da linha.
Outra maneira de lidar com pessoas rudes é apenas apontar que elas foram rudes. Novamente, tudo isso remonta a ter alguém percebendo seu comportamento e corrigindo-o. É muito mais eficaz para mudar a forma como eles agem e exige menos esforço de sua parte.
A grosseria também pode ocorrer como efeito colateral da frustração: pode ser que alguém não esteja tentando ser grosseiro, mas apenas falhando em se comunicar. Nesse caso, perguntar como eles querem que a situação se resolva pode ajudar a encontrar um terreno comum.
No mínimo, isso os obriga a realmente examinar como estão agindo naquela situação, e a autorreflexão pode ser exatamente o que precisam para corrigir seu comportamento.
Algumas pessoas rudes precisam de um empurrãozinho na direção certa: e dizer algo como o acima pode ser exatamente o que elas precisam. Às vezes, não é realmente a mensagem, mas a entrega que se confunde, e pessoas rudes podem não saber disso.
E se eles estiverem sendo deliberadamente rudes? O acima também pode funcionar como uma maneira satisfatória de chamá-los para isso. Um pouco direto ao ponto, mas às vezes é disso que você precisa para passar a mensagem.
É um confronto em todos os sentidos da palavra e destina-se não apenas a chamar a atenção para o comportamento deles, mas também a alertá-los sobre as consequências se não pararem. No entanto, não use isso levianamente: outras pessoas podem ver essa declaração como uma escalada.
E se você não for cuidadoso, quem quer que você esteja dizendo isso vai ver isso como um desafio, ao invés de um aviso. É importante ter cuidado às vezes também.
Esta frase é um pouco diferente: é algo que você deve dizer para si mesmo, e não para a pessoa rude em questão.
Haverá momentos em que alguém será rude com você e você não poderá fazer nada a respeito e, nesses casos, é muito melhor apenas se endurecer em vez de buscar conflitos desnecessários.
Esta frase pode ajudá-lo a centrar sua atenção em si mesmo – a pessoa que mais importa nesta situação – em vez de insistir na pessoa rude e no que quer que ela tenha feito com você.
Porque esse é realmente o cerne de lidar com a grosseria às vezes – por que você deveria se importar? Às vezes, a melhor coisa para sua própria paz de espírito é simplesmente não se importar com o que acabou de acontecer.
Você pode dizer isso para si mesmo ou para a pessoa rude em questão: ambos são igualmente eficazes para transmitir seu ponto de vista. Você não apenas não se importará, mas eles receberão a mensagem de que você não se importa da maneira mais direta possível.
Isso é particularmente satisfatório para pessoas que têm opiniões sobre tudo – mesmo que estejam erradas. Esta é uma excelente maneira de calar as pessoas.
A grosseria não precisa ser um confronto: um ou dois comentários sarcásticos são comuns para um comportamento rude. Ao dizer isso, você não apenas denuncia o que eles estão fazendo, mas também aponta como isso é desnecessário.
É um golpe duplo que pode fazer com que eles o deixem em paz e provavelmente desencorajará qualquer comportamento semelhante no futuro.
Um dia ruim pode acontecer com todos. As reações das pessoas são diferentes: algumas podem lidar com isso com dignidade e graça, enquanto outras tendem a atacar.
Nessas situações, não há como criticar o comportamento de alguém sem entrar em confronto. Mas se você quiser evitar um confronto – e se os sinais forem aparentes – você pode simplesmente ignorar o comportamento rude dizendo a si mesmo esta frase.
Se você acha que um confronto é a melhor maneira de resolver alguém sendo rude, não há nada melhor do que apenas chamar o comportamento de rude como é. Isso geralmente o levará a uma luta prolongada, mas deixa claro o ponto.
Como alternativa, você pode simplesmente dizer isso e ir embora – nada o impede de ficar lá e aceitar mais o comportamento deles. Este seria um tiro de despedida adequado.
Embora isso possa parecer excessivamente auto-intitulado, haverá ocasiões em que a grosseria de alguém será tão clara para todos os envolvidos que é melhor pular as gentilezas. Pedir desculpas abertamente transmite duas coisas: você não tem paciência para o que eles fizeram e eles devem se desculpar antes que as coisas piorem.
É uma frase extremamente conflituosa de se dizer, mas também é algo que algumas pessoas rudes só precisam ouvir.
Mais auto-reflexivo do que confrontador, isso é algo que você deve perguntar se a grosseria que você experimentou não for típica do comportamento de alguém. Como alternativa, você também pode se fazer essa pergunta se achar que não fez nada por esse tipo de resposta.
Um pouco de auto-reflexão às vezes pode esclarecer por que as pessoas agem da maneira que agem, mas não garante realmente que você obterá uma resposta. Ainda assim, não é uma má ideia tentar.
Infelizmente, sinais confusos são algo com que todos terão de lidar – às vezes a mensagem não é transmitida corretamente e é fácil considerá-la algo rude. Se você não tiver certeza de por que (ou se) alguém está sendo rude, pergunte se há um problema de comunicação.
Na maioria das vezes, isso é suficiente para trazer a pessoa de volta a um comportamento mais apropriado. E se eles estão sendo inapropriados de propósito, esta é a melhor maneira de calá-los.
Haverá momentos em que o silêncio seria a melhor resposta para alguém ser rude. Quer não seja algo que valha a pena reagir, uma declaração de sua indiferença ou um tapa no comportamento deles, o silêncio pode ser usado de várias maneiras para lidar com pessoas rudes.
Claro, isso não significa que você deva ignorar o que eles disseram ou fizeram. O silêncio nem sempre significa consentimento, e usá-lo de maneiras específicas pode tornar qualquer pessoa rude extremamente autoconsciente.
Imagem de Capa: Reprodução
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…