As três amigas estudantes de uma universidade particular de Bauru, interior de São Paulo, Brasil, que publicaram um vídeo debochando de uma colega de faculdade por ter mais de 40 anos podem responder na Justiça pelo episódio, que viralizou em um vídeo e gerou indignação nas redes sociais.
O portal g1 entrevistou a advogada Gisele Truzzi, especialista em direito digital e sócia fundadora da Truzzi Advogados para saber quais crimes as jovens, que são maiores de idade podem responder.
Elas estão sujeitas aos crimes de injúria e difamação, que dependem de representação, que são crimes contra a honra tanto subjetiva quanto objetiva, e também o crime de violência psicológica, que se encaixa perfeitamente nas atitudes. Entenda:
Injúria: que é ofender a dignidade ou a honra de alguém. A pena pode ser de detenção, de um a seis meses, ou multa.
Difamação: que é ofender a reputação de alguém, mesmo que o fato seja verídico. A pena pode ser de detenção de três meses a um ano, e multa.
Violência psicológica: que é causar dano emocional à mulher mediante constrangimento e ridicularização, entre outros pontos. A pena é de reclusão de seis meses a dois anos e multa.
A publicação do vídeo no Twitter, que já passa de três milhões de visualizações, uma das universitárias ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.
Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.
Não canso de divulgar a carinha delas, dessas milks coitadas. Que pena. Elas acham a mãe delas ridículas pic.twitter.com/qlmZ47rbM8
— Maria Veloso MSc. (@MPVeloso) March 12, 2023
No mesmo dia, estudantes manifestaram apoio à aluna e lhe entregaram flores, cartas e chocolates.
Imagem de Capa: Reprodução