Brigas de um casal podem resultar um grande estrago em seu relacionamento ou até mesmo no fim dele. Contudo, muitos têm dificuldade de identificar qual foram os problemas que levaram ao declínio do relacionamento.
De acordo com especialistas, existem alguns assassinos de relacionamento silenciosos que são comuns em casais que se separam. Entre eles, estão os famosos “Quatro Cavaleiros do Apocalipse” identificados pelo Dr. John Gottman, sendo o desprezo o mais prejudicial e preditor do divórcio.
1. Prevenção de conflitos
Evitar conflitos pode parecer confortável no momento, mas a falta de enfrentamento pode levar à acumulação de negatividade e problemas não resolvidos. Dessa forma, aprender a lidar com o conflito de forma construtiva é essencial para um relacionamento saudável.
2. Emoções Invalidadas
Pequenas observações que invalidam os sentimentos do parceiro podem causar desconexão e falta de comunicação no relacionamento. Desse modo, tornando-se um problema sério com o tempo.
3. Trauma não resolvido
Traumas passados não tratados podem afetar a maneira como lidamos com situações no presente, gerando insegurança e preocupação desnecessária no relacionamento.
4. Ressentimento
O ressentimento não tratado pode ser um fator fatal para um relacionamento. Dessa maneira, criando barreiras na comunicação e prejudicando a intimidade.
5. Mentiras inocentes sobre dinheiro
Questões financeiras são uma das principais causas de divórcio. Esconder informações financeiras ou ter diferentes estilos de gastos pode gerar brigas e problemas de confiança.
6. Obstrução
Quando uma pessoa se fecha ou se retira emocionalmente durante uma discussão, torna-se difícil resolver problemas e encontrar soluções para os conflitos.
7. Mudança
As mudanças que ocorrem ao longo do tempo podem afetar os casais, especialmente se eles crescem em direções diferentes. Certamente, a falta de alinhamento pode levar ao divórcio, especialmente em casais mais velhos.
Imagem de Capa: Canva