Vem aí a primeira Superlua de 2024: Prepare-se para a Lua Azul

Os amantes do céu noturno têm motivos para comemorar, pois a primeira Superlua de 2024 está prestes a iluminar o firmamento. Desse modo, nesta segunda-feira (19), a partir das 15h25, esse espetáculo celestial poderá ser visto.

Além de ser uma Superlua, esta também será uma Lua Azul. Porém, o que isso significa exatamente?

Para entender o que torna uma Lua “super”, é necessário conhecer um pouco sobre a órbita da Lua ao redor da Terra. Diferente de um círculo perfeito, a órbita lunar é elíptica, o que significa que a Lua passa por pontos de maior e menor distância em relação ao nosso planeta.

No entanto, quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu, e coincide com a fase cheia, temos o fenômeno conhecido como Superlua.

Durante a Superlua, a Lua parece maior e mais brilhante no céu, embora a diferença seja sutil a olho nu. No caso da Superlua desta segunda-feira, ela estará a aproximadamente 361.970 quilômetros da Terra, consideravelmente mais próxima do que a distância média de 384.400 quilômetros.

Dessa maneira, faz com que a Lua pareça um pouco mais grandiosa do que em outras ocasiões.

A Lua Azul

Além de ser uma Superlua, a Lua de 19 de agosto também é classificada como uma Lua Azul. Ao contrário do que o nome sugere, a Lua não adquire uma tonalidade azulada.

Existem duas definições para uma Lua Azul, e a que se aplica a este caso é a da terceira Lua Cheia em uma estação que possui quatro Luas Cheias.

Agosto também traz consigo a “Lua do Esturjão”, um nome dado pelas tribos Algonquin, no nordeste dos Estados Unidos. Este nome reflete o período em que os esturjões, peixes de grande porte, são capturados com mais facilidade, simbolizando a abundância da época.

Como observar e fotografar a Superlua Azul?

O melhor dia para observar a Superlua Azul de agosto será na noite de segunda-feira, mas ela aparecerá cheia por três dias, de domingo até a manhã de quarta-feira.

Portanto, para os entusiastas da fotografia, capturar este momento com um smartphone pode ser desafiador, mas com as configurações corretas, é possível registrar imagens impressionantes deste fenômeno celeste.

Prepare-se para observar um dos espetáculos mais fascinantes do ano. A Superlua Azul de agosto promete encantar os observadores e trazer um brilho especial às noites deste mês.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!