Recentemente, a Polícia Federal (PF) montou uma operação que visa combater o tráfico de drogas e o desvio de produtos químicos para a produção de crack. Dessa forma, o renomado influenciador do mundo fitness, Renato Cariani, que conta com mais de 7 milhões de seguidores, é o foco da investigação.
Aos 47 anos, Cariani é reconhecido como um dos principais apoiadores do fisiculturismo brasileiro. Sua trajetória no mundo fitness o levou a acumular mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube.
View this post on Instagram
Além de sua presença online, Cariani é sócio da Supley, a maior fabricante de suplementos da América Latina. Desse modo, registrou um faturamento de R$ 830 milhões no último ano, com a projeção de superar R$ 1 bilhão em 2023.
Para além de suas conquistas no fisiculturismo, Renato Cariani utiliza suas plataformas online para oferecer cursos em seu site oficial. Esses cursos abrangem áreas como nutrição, musculação, investimento, inglês e até mesmo a criação de um canal no YouTube.
Seu site, intitulado “Nação Renato Cariani”, promete ser um espaço para transformação pessoal, com aulas semanais ministradas pelo próprio Cariani e módulos conduzidos por especialistas.
Ministério Público sobre Renato Cariani e os outros alvos da operação da Polícia Federal: “Verdadeiros empresários do crime”.
Quantidade de produto químico desviado por grupo ligado a Cariani era suficiente para produzir 15 toneladas de crack. pic.twitter.com/37uj2QAh9W
— Bancada Ativista (@bancadaativista) December 13, 2023
A operação da Polícia Federal e as acusações
Nesta última terça-feira (12), a PF realizou uma operação que cumpriu 18 mandados de busca e apreensão. No entanto, concentrando-se na Anidrol, uma indústria química em Diadema, na Grande São Paulo, da qual Renato Cariani é sócio.
Dessa maneira, a investigação, iniciada em 2022, revelou suspeitas de desvio de toneladas de um produto químico, potencialmente utilizado na produção de crack. O influencer negou envolvimento nas atividades ilegais, afirmando que a operação o surpreendeu.
View this post on Instagram
Imagem de Capa: Renato Cariani