Interessante

Verme parasita vivo foi encontrado no cérebro de uma mulher pela primeira vez no mundo

Pela primeira vez no mundo, um verme parasita de 8 cm foi encontrado vivo no cérebro de uma mulher australiana. A “estrutura semelhante a um barbante” foi retirada do lobo frontal danificado do paciente durante uma cirurgia em Canberra, capital da Austrália.

“Definitivamente não era o que esperávamos. Todos ficaram chocados”, disse a neurocirurgiã Hari Priya Bandi.

A mulher, de 64 anos, há meses apresentava sintomas de dores de estômago, tosse e suores noturnos, que evoluíram para esquecimento e depressão. Ela foi internada em um hospital no final de janeiro de 2021, e após um exame foi revelado “uma lesão atípica no lobo frontal direito do cérebro”.

No entanto, a causa de sua condição só foi revelada durante uma biópsia em junho de 2022.

Acredita-se que seu caso seja o primeiro caso de invasão e desenvolvimento de larvas no cérebro humano, disseram pesquisadores na revista Emerging Infectious Diseases, que relatou o caso.

A neurocirurgiã que encontrou o verme disse que ela apenas começou a tocar a parte do cérebro que apareceu estranhamente nos exames quando ela o sentiu. “Eu pensei, meu Deus, isso é engraçado, você não poderia ver nada mais anormal”, disse a Dra Bandi.

“E então eu fui capaz de realmente sentir algo, peguei minha pinça, puxei-a e pensei: ‘Meu Deus! O que é isso? Está se movendo!”, contou. “Todos ficaram chocados. E o verme que encontramos movia-se alegremente, com bastante vigor, para fora do cérebro”, disse ela.

Imagem Reprodução

Depois que fez a descoberta angustiante, ela então consultou seu colega Sanjaya Senanayake, especialista em doenças infecciosas, sobre o que deveriam fazer. “Todos [na] sala de cirurgia tiveram o maior choque de suas vidas quando [a cirurgiã] pegou uma pinça para detectar uma anormalidade e a anormalidade acabou sendo um verme vermelho claro vivo e contorcido de 8 cm”, disse o Dr. Senanayake.

“Mesmo se você eliminar o fator eca, esta é uma nova infecção nunca documentada antes em um ser humano.”

Ao investigar que tipo de lombriga poderia causar invasão neurológica e doenças, Dr. Senanayake recorreu à ajuda de um especialista em parasitas, que determinou que a criatura era uma Ophidascaris robertsi, uma lombriga normalmente encontrada em pítons. Nunca foi encontrado em humanos antes.

Os pesquisadores alertam que o caso destaca o perigo crescente de doenças e infecções serem transmitidas de animais para pessoas. A lombriga Ophidascaris robertsi é comum em pítons-tapete – cobras não venenosas encontradas em grande parte da Austrália.

Imagem Reprodução

Os médicos acreditam que a mulher provavelmente pegou a lombriga depois de coletar um tipo de grama nativa forrageadas – contaminadas por fezes de píton e ovos de parasitas – ao lado de um lago perto de onde ela morava. A paciente deve ter transferido os ovos para alimentos ou utensílios de cozinha após tocar na grama.

O Dr. Senanayake – que também é professor associado de medicina na Australian National University (ANU) – disse à BBC que o caso é um alerta.

“Isso apenas mostra que a população humana cresce, nos aproximamos e invadimos os habitats dos animais. Este é um problema que vemos repetidamente, seja o vírus Nipah que passou de morcegos selvagens para porcos domésticos e depois para as pessoas, seja um coronavírus como Sars ou Mers, que passou de morcegos para possivelmente um animal secundário e depois para humanos.”

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Quatro planetas alinhados no céu poderão ser vistos a olho nu em raro evento cósmico neste mês

O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…

1 hora ago

Prefeito de cidade mineira proíbe funk em escolas para ‘preservar moral’ de alunos: “Cortar pela raiz”

A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…

1 hora ago

Fernanda Torres fica de fora do SAG Awards: Será o fim da sua corrida ao Oscar?

A renomada atriz brasileira Fernanda Torres, estrela do filme Ainda Estou Aqui, ficou de fora…

2 horas ago

Estrelas de Hollywood tem ‘mansões’ totalmente queimadas no pior incêndio da história de Los Angeles, EUA

Apesar de os incêndios florestais sejam uma realidade nas colinas do sul da Califórnia, a…

4 horas ago

Essa nova temporada do reality da Netflix está dando o que falar na web

A Netflix deu início a 2025 trazendo mais emoção e reviravoltas com a segunda temporada…

1 dia ago

Qual animal você vê primeiro? Essa ilusão de ótica revela sua personalidade com base no animal que você viu

Ilusões de ótica é um fenômeno visual em que nossos olhos e cérebro percebem algo…

1 dia ago