Muitos donos de cães consideram seus pets como parte da família, e é natural querer expressar carinho com um abraço caloroso. No entanto, um veterinário revelou que abraçar seu cachorro pode ter o efeito oposto ao desejado e causar ansiedade no animal.
Mesmo que seja um ato comum das pessoas, ao chegar em casa e abraçar seu pet, especialistas em comportamento canino alertam que essa prática pode ser prejudicial.
De acordo com um veterinário que compartilhou sua perspectiva com a Psychology Today, o gesto de envolver os braços em torno de um cachorro pode deixá-lo ansioso e desconfortável.
“Sim, seu cão pode pular no seu colo, lamber seu rosto e aninhar-se ao seu lado. Porém, isso não significa que ele goste de ser abraçado”, explicou o psicólogo Stanley Coren, especialista em comportamento canino
Dessa maneira, Coren ressalta que muitos cães não gostam que os humanos o abracem. Assim, interpretando esse gesto como uma restrição à sua liberdade.
Lauren Novack, autora do livro Behaviour Vets, reforça essa ideia, afirmando que cães que toleram ou gostam de abraços são uma “exceção”.
Portanto, ela alerta que, quando um cão se sente desconfortável e suas tentativas de evitar o abraço são ignoradas, ele pode intensificar sua comunicação, chegando a rosnar ou morder como forma de autodefesa.
“Para a maioria dos cães, abraços são estressantes”, afirma Novack, destacando a importância de respeitar os limites dos pets.
Coren realizou uma análise de 250 fotos de cães sendo abraçados. Dessa forma, constatou que, em 80% das imagens, os animais exibiam sinais claros de estresse.
Esses sinais incluem o abaixamento das orelhas, olhos semicerrados ou tentativas de se afastar da pessoa. Esses comportamentos indicam que, para muitos cães, o abraço é uma fonte de desconforto, e não de afeto.
Para quem deseja mostrar amor e carinho ao seu cachorro sem causar estresse, Coren sugere alternativas mais adequadas.
“Em vez de abraçar, é melhor expressar seu afeto com um carinho, uma palavra gentil ou até mesmo oferecendo um petisco,” recomenda o psicólogo. Portanto, é possível demonstrar seu amor pelo animal de estimação sem comprometer seu bem-estar emocional.
Imagem de Capa: Canva
A dinâmica da intimidade nos relacionamentos é influenciada por uma série de fatores emocionais, psicológicos…
As ilusões de ótica são fascinantes e nos mostram como nossa mente pode interpretar imagens…
A sobrecarga emocional e mental muitas vezes passa despercebida, especialmente nos homens, que são culturalmente…
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido cada vez mais discutido,…
As investigações da morte de uma mulher de Maryland, EUA, que ocorreu há 50 anos…
Este filme acabou de estrear na Amazon Prime Video e todo mundo deveria assistir. Com…