Interessante

Veterinários recomendam que parem de comprar cães da raça Pugs e Bulldogs: Entenda os motivos

Para os amantes de cães, o alerta de veterinários sobre raças como Pugs, Bulldogs Ingleses e Bulldogs Franceses traz uma reflexão importante.

Mesmo que os cãezinhos sejam adoráveis, eles enfrentam diversos problemas sérios de saúde, devido a características físicas exageradas, resultado de uma seleção genética que prioriza a estética ao invés do bem-estar animal.

Problemas de saúde em Bulldogs e Pugs

Segundo o Royal Veterinary College (RVC) do Reino Unido, raças braquicefálicas, como Pugs e Bulldogs, apresentam uma alta taxa de problemas de saúde relacionados à sua conformação física extrema.

Portanto, a face achatada, corpo atarracado e pele enrugada, comprometem a qualidade de vida desses cães.

Entre os principais problemas estão:

  • Dificuldade para respirar: A obstrução das vias respiratórias, típica em cães de face achatada. Dessa maneira, fazendo com que o cão tenha dificuldades respiratórias que afetam até as atividades mais simples, como brincar ou caminhar.
  • Problemas oculares: A conformação do crânio e a posição dos olhos podem causar lesões e infecções oculares frequentes.
  • Infecções de pele: As dobras faciais profundas favorecem o acúmulo de umidade e sujeira, resultando em infecções na pele.
  • Problemas ortopédicos: O corpo robusto e a postura comprometida podem causar dores articulares e dificuldades de locomoção.

Um estudo conduzido pelo programa VetCompass, do Royal Veterinary College, analisou a saúde de 2.662 Bulldogs Ingleses e comparou com 22.039 cães de outras raças.

Contudo, os resultados chocaram a todos. De acordo com o estudo, os Bulldogs apresentaram o dobro de chance de desenvolver problemas de saúde em relação a outras raças.

Entre os distúrbios mais comuns estão problemas respiratórios, doenças de pele, distúrbios oculares e infecções de ouvido.

Apesar de sua popularidade crescente, o aumento desses problemas de saúde motivou veterinários a aconselharem a diminuição da criação e compra dessas raças.

Por isso, a meta é que, no futuro, os Bulldogs e Pugs sejam criados com uma aparência mais saudável e funcional. Assim, priorizando uma conformação física que não prejudique seu bem-estar.

Seleção genética e a busca pela saúde

Originalmente, no século XIX, os Bulldogs foram criados para lutas de touros. Portanto, passaram por inúmeras mudanças genéticas ao longo dos anos.

Atualmente, a aparência exagerada, com o focinho extremamente achatado e corpo musculoso, é resultado de uma seleção que desconsiderou as necessidades naturais de saúde e bem-estar dos animais.

O professor Dan O’Neill, especialista em epidemiologia de animais de companhia e principal autor do estudo, afirma que todos os cães têm o direito de viver com boa saúde. Dessa forma, incluindo a capacidade de respirar e se movimentar sem dificuldade, além de ter uma pele saudável.

Por isso, para O’Neill, a sociedade tem um papel fundamental nesse processo, exigindo cães com conformações moderadas, que respeitem a fisiologia natural do animal.

A conscientização sobre os problemas de saúde enfrentados por Pugs e Bulldogs deve começar com os futuros tutores. Desse modo, devem escolher raças que priorizem o bem-estar animal em vez de traços estéticos.

Sendo assim, crucial para garantir que os cães tenham uma vida longa e saudável.

Criadores também devem ser parte dessa mudança. Ao promover cães com características físicas mais naturais e menos extremas, será possível reduzir os problemas crônicos de saúde que hoje afetam essas raças.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Fãs dividem opinião ao ser confirmado Lady Gaga no elenco da 2ª temporada de ‘Wandinha’: “Não façam disso um musical também!”

Recentemente, o Entertainment Weekly surpreendeu a todos ao revelar que a aguardada segunda temporada de…

9 minutos ago

Frases cruéis de mães tóxicas que podem destruir sua autoestima, segundo especialistas

Crescer com uma mãe tóxica pode deixar marcas profundas que persistem na idade adulta. Algumas…

28 minutos ago

WhatsApp testa nova ferramenta que poderá acabar com as desculpas das pessoas que “não podem ouvir áudio”

O WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, está desenvolvendo uma nova…

60 minutos ago

Sempre joguei fora a tampa do óleo de cozinha até descobrir para que ela realmente servia

Quantas vezes você abriu uma nova garrafa de óleo, retirou aquela tampinha plástica e a…

1 hora ago

Essas 2 séries da Netflix são ‘verdadeiros alertas’ ao mostrar que nem sempre as pessoas são quem parecem ser

Se você adora histórias reais cheias de tensão e reviravoltas, a Netflix tem dois documentários…

2 horas ago

Homem com rosto inteiro tatuado luta para mudar de vida: “Me chamam de satanás”

O tatuador e blogueiro, João Antônio Ferreira Ribeiro, vem enfrentando desafios significativos em sua busca…

2 horas ago