Nesta última terça-feira (24), uma situação inusitada assustou a todos em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Uma criança de aproximadamente 8 anos foi resgatada após a bolha inflável em que estava se desprender e ser levada pela correnteza. Apesar do susto, o menino foi resgatado em segurança e passa bem, conforme relataram testemunhas.
O resgate
O marinheiro Rafael Graça do Prado, de 32 anos, foi uma das figuras centrais do resgate. Rafael passeava de lancha com seus filhos, quando avistou a bolha inflável à deriva no mar. Dessa maneira, ele se aproximou e percebeu que uma criança estava dentro dela.
“Conversei com o menino para tentar acalmá-lo. Minha preocupação era se ele conseguia respirar bem, já que a bolha pode se tornar perigosa com o tempo limitado de oxigênio”, relatou Rafael.
Dentro da bolha, o garoto estava gesticulando e gritando, embora não fosse possível compreender suas palavras devido à barreira da bolha.
Com o auxílio de outra lancha, os marinheiros amarraram um cabo ao redor da estrutura inflável e a puxaram até a costa. No entanto, eles decidiram não abrir a bolha, com medo de que a criança pudesse se afogar.
Contudo, Rafael revela que não é a primeira vez que uma boia inflável fica à deriva em Ubatuba.
“Essas boias geralmente ficam presas por cabos na beira da praia, mas, com o vento forte, o cabo pode se soltar. Foi o que aconteceu nesse caso. A boia já tinha batido nas pedras e estava furada, vazando ar”, comentou.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) reforçou nas redes sociais a importância de supervisão constante por parte dos responsáveis. Dessa maneira, eles recomendam que crianças só entrem na água acompanhadas de um adulto, mantendo uma distância máxima de um braço.
Além disso, alertaram contra o uso de boias infláveis, que podem criar uma falsa sensação de segurança.
De acordo com dados mais recentes, entre os dias 16 e 22 deste mês, os bombeiros realizaram 97 salvamentos, incluindo 12 resgates de crianças.
EM UBATUBA 📍 Criança é resgatada de bolha inflável à deriva no mar no litoral de SP
Menino estava dentro de boia que se perdeu em alto-mar em Ubatuba; marinheiros de lancha encontraram o garoto e o socorreram
📽️: Rafael Graça do Prado pic.twitter.com/gXz6YTNW3s
— Estadão 🗞️ (@Estadao) December 26, 2024
Imagem de Capa: Reprodução