Um dos lugares mais secos do mundo surpreende ao ficar inundado após recentes chuvas na região. Imagens impressionantes, que tem circulado a web, mostram partes do Deserto do Saara inundadas por receber mais água do que havia visto em décadas.
Uma reportagem do canal de notícia indiano Wion revela partes do deserto no sudeste do Marrocos com poças de água se formando na areia.
De acordo com dados divulgados pelo governo marroquino, a chuva caiu ao longo de dois dias em setembro e excedeu as médias anuais em diversas áreas onde normalmente, chove menos de 250 milímetros durante todo o ano.
Uma das áreas mais atingidas pela chuva foi Tagounite, uma vila localizada a cerca de 450 quilômetros ao sul da capital do Marrocos, Rabat. A cidade recebeu mais de 100 milímetros de chuva, mais de um terço da média anual, em apenas 24 horas.
Houssine Youabeb, da Direção Geral de Meteorologia do Marrocos, disse: “Faz de 30 a 50 anos que não chove tanto em tão pouco tempo.” Imagens de satélites da NASA mostram água fluindo para o leito do Lago Iriqui, um leito de lago localizado entre Tata e Zagora que está seco há cerca de 50 anos.
Embora seja um evento climático altamente incomum, a chuva ajudará a encher novamente os aquíferos subterrâneos, que são usados para manter o fornecimento de água para comunidades que vivem no deserto.
No entanto, devido as tempestades de chuva, mais de 20 pessoas morreram no Marrocos e na Argélia quando a água inundou as areias. No Marrocos, autoridades confirmaram que 18 pessoas morreram em áreas rurais, enquanto 56 casas foram destruídas nas enchentes.
Também houve danos à infraestrutura, incluindo água potável, estradas e eletricidade. Além disso, colheitas foram afetadas pelas chuvas e, como resultado, o governo marroquino alocou fundos de ajuda emergencial.
Imagem de Capa: Reprodução