Ilusões de ótica são fenômenos visuais que enganam nossos olhos e desafiam nossa percepção da realidade. Quando uma ilusão é explicada, o “truque” por trás dela fica claro, mostrando como o cérebro foi “enganado”.
No entanto, existe uma ilusão de ótica que continua a confundir muitas pessoas, mesmo após ser explicada: a janela de Ames.
Recentemente, nas redes sociais, a janela de Ames ganhou popularidade, especialmente após um clipe do programa de TV australiano dos anos 1970, The Curiosity Show, viralizar.
O criador da janela de Ames, Adelbert Ames Jr., também é conhecido por outra famosa ilusão de ótica: a sala de Ames. A projeção desta sala faz com que, vista de um ponto específico, as pessoas pareçam muito maiores ou menores do que realmente são, dependendo do canto em que estão.
A ilusão envolve uma figura plana trapezoidal, moldada e sombreada de maneira a parecer tridimensional. A verdadeira mágica acontece quando essa figura começa a girar. Portanto, para muitas pessoas, em vez de ver a figura completando uma rotação, ela parece oscilar de um lado para o outro.
O efeito fica ainda mais impressionante quando anexamos pequenos objetos, como uma régua, à janela. Esses objetos parecem girar de forma independente da janela. Assim, criando uma ilusão de que a régua passa magicamente através da figura.
A razão por trás dessa percepção está na nossa incapacidade de avaliar corretamente o tamanho e as distâncias.
Imagem de Capa: Reprodução
O WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, está desenvolvendo uma nova…
Quantas vezes você abriu uma nova garrafa de óleo, retirou aquela tampinha plástica e a…
Se você adora histórias reais cheias de tensão e reviravoltas, a Netflix tem dois documentários…
O tatuador e blogueiro, João Antônio Ferreira Ribeiro, vem enfrentando desafios significativos em sua busca…
A caça furtiva de parceiros é quando alguém deliberadamente e conscientemente persegue pessoas que já…
Já imaginou o que uma ilusão de ótica pode dizer sobre sua personalidade? Esse teste…