Interessante

Vitaminas populares tomadas por mulheres grávidas podem estar aumentando o risco de autismo em seus bebês

Um novo estudo, publicado no Elsevier Science, descobriu que algumas vitaminas tomadas por mulheres grávidas contêm ingredientes tóxicos associados ao autismo e ao câncer.

Para a pesquisa, os investigadores testaram 47 vitaminas pré-natais diferentes, onde 32 produtos são vendidos sem receita e 15 apenas com receita médica. Desta forma, eles analisaram em laboratório as quantidades de colina e iodo em cada produto e compararam com o que estava descrito no rótulo.

Surpreendentemente, eles descobriram que alguns produtos continham níveis de metais pesados maiores do que o esperado. Dos produtos analisados, 13 tinham muito cádmio, 7 tinham muito arsênico e 2 tinham muito chumbo. Muitos outros declararam dosagens erradas ou não continham os ingredientes que alegavam.

Um outro estudo descobriu que níveis mais altos de cádmio na urina durante o início da gravidez estavam consistentemente associados a um risco aumentado de autismo em crianças até os três anos de idade.

Além disso, os altos níveis de cádmio também foram associados a danos renais, fragilidade óssea, doenças pulmonares e vários tipos de câncer.

Comentando as descobertas, a pesquisadora principal Laura Borgelt disse: “Durante a gravidez, muitas mulheres dependem de vitaminas e minerais pré-natais para dar suporte à sua saúde e ao desenvolvimento do bebê.” Mas acrescentou que a “presença de contaminantes”, especialmente metais pesados, era “preocupante”.

“Nossas descobertas destacam uma lacuna significativa entre o que está listado nos rótulos e o que realmente está nos produtos, ressaltando a necessidade urgente de uma supervisão regulatória mais forte nessa área”, disse a Dra. Borgelt.

Muitos dos metais pesados detectados nas vitaminas pré-natais estavam acima dos limites estabelecidos pela FDA, onde sete produtos continham níveis de arsênio acima desse limite, dois continham níveis perigosos de chumbo e 13 tinham muito cádmio.

A exposição a altos níveis de chumbo durante a gravidez pode fazer com que os bebês nasçam prematuramente, tenham baixo peso ao nascer e potencialmente sofram atrasos no desenvolvimento devido a danos no cérebro em desenvolvimento e no sistema nervoso.

Os níveis excessivos de arsênico também foram encontrados em sete vitaminas pré-natais, e essa exposição a longo prazo pode causar problemas como pressão alta, espessamento e descoloração da pele, problemas nos vasos sanguíneos, dormência ou dor nos nervos e doenças cardíacas, além de câncer.

Os autores dizem que, embora haja necessidade de mais supervisão para garantir que os suplementos tenham os ingredientes corretos, os suplementos pré-natais ainda são importantes para se tomar durante a gravidez.

Quantidades de colina foram relatadas em 12 dos 32 rótulos de produtos sem receita e em nenhum dos 15 rótulos de produtos com receita. E apenas cinco dos produtos que declararam conter colina tinham a dosagem correta no rótulo. Dois deles tinham muito mais do que o declarado.

Isso é preocupante, porque quantidades excessivas de colina podem causar pressão arterial baixa e danos ao fígado, que podem ser ainda mais graves durante a gravidez.

A Dra. Borgelt disse: “Entre os nutrientes mais cruciais para o desenvolvimento fetal estão a colina e o iodo. No entanto, algumas vitaminas pré-natais podem não conter as quantidades exatas listadas no rótulo e algumas podem não conter colina ou iodo.”

Ela acrescentou: “Nosso estudo tem como objetivo ajudar as mulheres a entender melhor o conteúdo nutricional dos suplementos pré-natais, capacitando-as a fazer escolhas mais informadas e selecionar as melhores opções para sua saúde e o bem-estar de seus bebês.”

Ao verificar o teor de iodo — que pode causar inflamação da glândula tireoide e câncer de tireoide em grandes quantidades — eles descobriram que a maioria das vitaminas pré-natais continha menos do que o anunciado.

E muito poucos forneceram a quantidade correta, com 53% dos produtos listando o teor de iodo, mas apenas quatro (16%) produtos continham a quantidade de iodo declarada no rótulo.

Os autores dizem que, embora haja necessidade de mais supervisão para garantir que os suplementos tenham os ingredientes corretos, os suplementos pré-natais ainda são importantes para tomar durante a gravidez.

O estudo não nomeou as marcas dos suplementos. Eles recomendam verificar os ingredientes ou consultar um médico ou profissional de saúde para escolher o suplemento pré-natal.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Filmaça da Netflix, baseado em fatos reais, demorou 16 anos para ser finalizado e deixa público impactado

Em março deste ano, a Netflix adicionou em seu catálogo, “Vida de Cabra”, um drama…

27 minutos ago

Psicóloga compartilha técnica de “grey rocking” para você conseguir lidar com narcisistas em relacionamentos

Estar em algum tipo de relacionamento tóxico não é exatamente o que a maioria de…

29 minutos ago

Por que as camisas de homens e mulheres têm botões em lados opostos?

Já reparou que os botões das camisas masculinas e femininas estão em lados opostos? Nas…

2 horas ago

Baterista vira designer de unhas e fatura R$40 mil por mês no Rio de Janeiro

A história de Rodrigo Silvano pode surpreender a todos. O baterista, fã de motos e…

3 horas ago

Cidade mais próxima do espaço chamada de “O Inferno na Terra” tem expectativa de vida de apenas 35 anos

La Rinconada, localizada no Peru, é a cidade mais alta do mundo, situada a impressionantes…

3 horas ago

Menina de 2 anos morre após comer salsicha; e família fica em estado grave

Recentemente, na Colômbia, uma tragédia abalou a cidade de La Guajira. Uma menina de 2…

4 horas ago