Interessante

Vitaminas populares tomadas por mulheres grávidas podem estar aumentando o risco de autismo em seus bebês

Um novo estudo, publicado no Elsevier Science, descobriu que algumas vitaminas tomadas por mulheres grávidas contêm ingredientes tóxicos associados ao autismo e ao câncer.

Para a pesquisa, os investigadores testaram 47 vitaminas pré-natais diferentes, onde 32 produtos são vendidos sem receita e 15 apenas com receita médica. Desta forma, eles analisaram em laboratório as quantidades de colina e iodo em cada produto e compararam com o que estava descrito no rótulo.

Surpreendentemente, eles descobriram que alguns produtos continham níveis de metais pesados maiores do que o esperado. Dos produtos analisados, 13 tinham muito cádmio, 7 tinham muito arsênico e 2 tinham muito chumbo. Muitos outros declararam dosagens erradas ou não continham os ingredientes que alegavam.

Um outro estudo descobriu que níveis mais altos de cádmio na urina durante o início da gravidez estavam consistentemente associados a um risco aumentado de autismo em crianças até os três anos de idade.

Além disso, os altos níveis de cádmio também foram associados a danos renais, fragilidade óssea, doenças pulmonares e vários tipos de câncer.

Comentando as descobertas, a pesquisadora principal Laura Borgelt disse: “Durante a gravidez, muitas mulheres dependem de vitaminas e minerais pré-natais para dar suporte à sua saúde e ao desenvolvimento do bebê.” Mas acrescentou que a “presença de contaminantes”, especialmente metais pesados, era “preocupante”.

“Nossas descobertas destacam uma lacuna significativa entre o que está listado nos rótulos e o que realmente está nos produtos, ressaltando a necessidade urgente de uma supervisão regulatória mais forte nessa área”, disse a Dra. Borgelt.

Muitos dos metais pesados detectados nas vitaminas pré-natais estavam acima dos limites estabelecidos pela FDA, onde sete produtos continham níveis de arsênio acima desse limite, dois continham níveis perigosos de chumbo e 13 tinham muito cádmio.

A exposição a altos níveis de chumbo durante a gravidez pode fazer com que os bebês nasçam prematuramente, tenham baixo peso ao nascer e potencialmente sofram atrasos no desenvolvimento devido a danos no cérebro em desenvolvimento e no sistema nervoso.

Os níveis excessivos de arsênico também foram encontrados em sete vitaminas pré-natais, e essa exposição a longo prazo pode causar problemas como pressão alta, espessamento e descoloração da pele, problemas nos vasos sanguíneos, dormência ou dor nos nervos e doenças cardíacas, além de câncer.

Os autores dizem que, embora haja necessidade de mais supervisão para garantir que os suplementos tenham os ingredientes corretos, os suplementos pré-natais ainda são importantes para se tomar durante a gravidez.

Quantidades de colina foram relatadas em 12 dos 32 rótulos de produtos sem receita e em nenhum dos 15 rótulos de produtos com receita. E apenas cinco dos produtos que declararam conter colina tinham a dosagem correta no rótulo. Dois deles tinham muito mais do que o declarado.

Isso é preocupante, porque quantidades excessivas de colina podem causar pressão arterial baixa e danos ao fígado, que podem ser ainda mais graves durante a gravidez.

A Dra. Borgelt disse: “Entre os nutrientes mais cruciais para o desenvolvimento fetal estão a colina e o iodo. No entanto, algumas vitaminas pré-natais podem não conter as quantidades exatas listadas no rótulo e algumas podem não conter colina ou iodo.”

Ela acrescentou: “Nosso estudo tem como objetivo ajudar as mulheres a entender melhor o conteúdo nutricional dos suplementos pré-natais, capacitando-as a fazer escolhas mais informadas e selecionar as melhores opções para sua saúde e o bem-estar de seus bebês.”

Ao verificar o teor de iodo — que pode causar inflamação da glândula tireoide e câncer de tireoide em grandes quantidades — eles descobriram que a maioria das vitaminas pré-natais continha menos do que o anunciado.

E muito poucos forneceram a quantidade correta, com 53% dos produtos listando o teor de iodo, mas apenas quatro (16%) produtos continham a quantidade de iodo declarada no rótulo.

Os autores dizem que, embora haja necessidade de mais supervisão para garantir que os suplementos tenham os ingredientes corretos, os suplementos pré-natais ainda são importantes para tomar durante a gravidez.

O estudo não nomeou as marcas dos suplementos. Eles recomendam verificar os ingredientes ou consultar um médico ou profissional de saúde para escolher o suplemento pré-natal.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Professora é criticada por ensinar regra de português sobre “obrigado” e “obrigada”

Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…

1 dia ago

Verdades chocantes sobre namorar um homem mais jovem que você

É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…

1 dia ago

O que é o “Divórcio Cinza” e por que ele está se tornando cada vez mais comum?

O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…

1 dia ago

Você sabe pra que serve esse botão no seu carro? Saiba quando e como usá-lo corretamente

Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…

1 dia ago

17 Segredos que as mulheres não querem que os homens saibam

As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…

1 dia ago

Médico alerta sobre “perigo silencioso” que pode indicar um sério problema de saúde

Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…

1 dia ago