Acordar no meio da noite é algo comum e geralmente não há nada para se preocupar, mas há uma condição que pode ter implicações para sua saúde em geral – eis o que você precisa saber.
Já aconteceu de você se preparar para dormir cedo; querendo recuperar o muito necessário sono em atraso para ter um dia incrível na próxima manhã.
E então seus olhos se abrem no meio da noite. Você ainda não olhou para o relógio, mas você sabe que é a mesma hora em que você acorda há semanas.
A boa notícia é que você não está sozinho, com inúmeras outras pobres almas acordando todas as noites – no mesmo horário de sempre.
Embora você possa prever a que horas você acordará todas as noites, é provável que outras pessoas tenham seu próprio horário especial que regularmente arruine seu sono de beleza.
Falando à Cleveland Clinic, a especialista do sono e psicóloga Alexa Kane, deixou claro que a hora que você acorda não importa.
Ela revelou que: “A certa altura, você pode ter tido uma razão para acordar naquele momento, talvez em resposta à apneia do sono ou a um bebê chorando. Seu corpo pode ter se condicionado a isso”.
Isso não é considerado um sinal de insônia, nem significa necessariamente que você dorme mal, desde que consiga voltar a dormir facilmente depois.
Acordar à noite não é necessariamente um problema. O problema vem de acordar no meio da noite e permanecer acordado.
A especialista disse: “Se você acordar e começar a sentir preocupação, ansiedade ou frustração, provavelmente ativou seu sistema nervoso simpático, seu sistema de ‘luta ou fuga’. Quando isso acontece, seu cérebro muda do modo de sono para o modo de vigília. Sua mente pode começar a correr, e sua frequência cardíaca e pressão arterial podem subir. Isso torna muito mais difícil voltar a dormir.”
Esse estresse no meio da noite pode levar à insônia, que é um distúrbio do sono totalmente reconhecido.
Esse acordar também pode ser um sintoma de apneia do sono, condição que pode levar as pessoas a parar de respirar durante o sono.
Pela falta de ar momentânea, o corpo reage e te desperta, onde pode ocorrer sacudidas repentinas ao acordar, muitas vezes acompanhadas pela sensação de estar desesperado por ar, ronco, fadiga e cansaço diurno.
Dr. Kane disse: “Se você tiver esses sintomas, consulte um médico especialista em sono. A apnéia do sono não tratada pode causar doenças cardíacas, diabetes, obesidade e outros problemas de saúde.”
Se você acordar à noite e perceber que não consegue voltar a dormir em 15 ou 20 minutos, o melhor a fazer é realmente se levantar.
Alexa Kane disse: “Nossos cérebros são altamente associativos. Isso significa que, se ficarmos muito tempo na cama quando não estivermos dormindo, nossos cérebros podem associar a cama a atividades de vigília, como preocupação e planejamento, em vez de dormir.”
Ela acrescentou: “Exercícios de relaxamento podem ajudá-lo a desligar a resposta de luta ou fuga do seu corpo e ativar uma resposta de descanso e digestão. Quando seu corpo se acalmar e você sentir sono novamente, volte para a cama”.
Imagem de Capa: Pormezz no Adobe Stock
O início de 2025 parece realmente ser o melhor momento para o alinhamento planetário, com…
A Prefeitura do município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, publicou um decreto proibindo…
A renomada atriz brasileira Fernanda Torres, estrela do filme Ainda Estou Aqui, ficou de fora…
Apesar de os incêndios florestais sejam uma realidade nas colinas do sul da Califórnia, a…
A Netflix deu início a 2025 trazendo mais emoção e reviravoltas com a segunda temporada…
Ilusões de ótica é um fenômeno visual em que nossos olhos e cérebro percebem algo…