As centopeias, também conhecidas como lacraias, são artrópodes pequenos que costumam assustar muito as pessoas, mas na verdade, eles são muito úteis para o ambiente no qual vivemos. Embora sua aparência possa ser assustadora, é importante preservar a vida desses insetos, pois eles desempenham papéis importantes em nossas casas e jardins.
São criaturas que vivem de 3 a 7 anos e preferem locais úmidos, fechados, pouco arejados e frios, como banheiros, lavanderias, adegas e rachaduras nas paredes. Como predador ágil, elas são responsáveis por controlar a infestação de outros insetos, como formigas, aranhas e baratas, porque se alimentam desses insetos. Desta forma, elas mantêm o equilíbrio ecológico, impedindo a proliferação desordenada dessas outras espécies.
Além disso, também são capazes de controlar uma possível infestação de traças, que vivem nas mesmas áreas úmidas e como se sabe as traças podem danificar nossas roupas e livros. Além disso, as centopeias enriquecem o solo do jardim, contribuindo para o crescimento das plantas.
No entanto, é importante lembrar que o número de centopeias em uma casa deve ser controlado para evitar uma infestação. O ideal é manter a umidade da casa controlada. Em casos extremos, as centopeias podem ser capturadas e liberadas em um local seguro, como um jardim, onde elas poderão continuar a fazer bem para o ambiente.
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…
Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…
As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…
Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…