As toalhas de banho – assim como as toalhas de mãos e panos de cozinha – são itens essenciais em qualquer casa, no entanto, também podem tornar-se verdadeiros viveiros de bactérias e fungos.
Mesmo que pareçam limpas, com o uso contínuo, que as deixa com umidade, as toalhas de banho acumulam milhões de micróbios invisíveis a olho nu. O problema é que muitas pessoas não fazem ideia de que, por detrás “aparência limpa”, muitos micróbios multiplicam-se ali.
Ao secar o corpo após o banho, uma infinidade de bactérias são transferidas para a toalha e, se ela permanecer úmida ou mal seca, esse ambiente torna-se perfeito para o crescimento de fungos e outras bactérias.
Além disso, deixá-la pendurada dentro de um banheiro sem ventilação ou até perto do vaso sanitário, só piora a situação. Um estudo publicado no American Journal of Infection Control revelou que dar descarga com a tampa aberta pode espalhar microrganismo no ar que depositam-se nas toalhas que estiverem próximas.
O ideal é lavar as toalhas em água quente, em cerca de 40 a 60 graus, utilizar ciclos de lavagem mais longos para garantir uma limpeza eficaz, e que seja ao menos uma vez por semana. Se alguém estiver doente – com uma gripe, por exemplo -, para evitar a proliferação do vírus, e outros micróbios, as toalhas devem ser lavadas diariamente.
Além disso, adotar simples medidas, como deixar as toalhas secarem ao sol, pode evitar a proliferação de micróbios e garantir toalhas mais livres de germes indesejáveis.
Imagem de Capa: Canva
As gravações da novela Vale-Tudo, da TV Globo, foram canceladas na tarde desta quinta-feira (17),…
Desde que venceu o Big Brother Brasil 24, Davi Brito tem enfrentado uma série de…
Quando nos envolvemos com alguém, é comum ignorar algumas “red flags”. Dessa forma, você se…
Quando falamos em “bruxa”, a imagem que muitos ainda têm é a de uma figura…
Você sente que algo grande está prestes a acontecer na sua vida amorosa? Como se…
Um caso envolvendo uma adolescente de 13 anos gerou um intenso debate ao trazer à…